O Famalicão, último resistente das competições secundárias, será na quarta-feira o derradeiro obstáculo para o Sporting atingir três anos depois as meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

Com a paz aparentemente restaurada entre presidente e treinador, o Sporting chega a este encontro após um triunfo tranquilo sobre o Estoril-Praia, por 3-0, que o deixou na quarta posição da I Liga.

Para chegarem a esta fase, os ‘leões’ afastaram o FC Porto (3-1), único adversário do primeiro escalão, eliminando depois o Sporting de Espinho (5-0) e o Vizela (3-2), que, tal como o Famalicão, militam no Campeonato Nacional de Seniores.

Atual líder da Série B do Campeonato Nacional de Seniores, o Famalicão, arredado dos campeonatos profissionais desde 1995/96, já igualou a sua melhor participação de sempre na Taça de Portugal, sendo um dos 'tomba-gigantes' da atual edição, depois de, na ronda anterior ter afastado o Paços de Ferreira.

Tal como da última vez que atingiu os quartos de final, a equipa nortenha volta a encontrar o Sporting, em 200/01, quando perdeu, na altura, por 3-1 em casa.

O Sporting ganhou os seis confrontos com o Famalicão na Taça de Portugal, o último dos quais em 2011/12, na última vez que atingiu a final, tendo em 1946 imposto a pior derrota como visitante aos famalicenses na prova, por 11-0.

Depois de derrotar o Benfica (2-1) nos oitavos de final, o Sporting de Braga converteu-se num dos favoritos à conquista do troféu, que ergueu em 1965/66, não chegando ao encontro decisivo desde 1997/98.

Para atingir as meias-finais, o Sporting de Braga tem de afastar em casa na quarta-feira o Belenenses, três vezes vencedor da prova e finalista em 2006/07 pela última vez.

Este ano, as duas equipas já se defrontaram, com triunfo do Sporting de Braga no Restelo, mas na Taça a vantagem vai para os ‘azuis’, que venceu oito dos dez encontros e passou seis das sete eliminatórias.

Os quartos de final fecham na quinta-feira, com um dérbi madeirense, entre o Marítimo e o Nacional, que, no único confronto esta temporada, venceu por 3-0, para a I Liga.

Na Taça, as equipas insulares encontraram-se duas vezes, com um triunfo para cada lado, com a história a dar o favoritismo ao Marítimo, uma vez que quem jogou em casa se apurou.

O primeiro apurado para as meias-finais vai ser conhecido na terça-feira, com o Rio Ave, finalista vencido da última temporada, a receber o Gil Vicente, única equipa sem triunfos na I Liga.

No confronto entre ambas as equipas na Taça de Portugal, os barcelenses apuraram-se sempre em três encontros, mas nunca jogaram em Vila do Conde.

Veja o calendário dos jogos

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.