O Braga recebeu esta terça-feira o Belenenses no Estádio AXA em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os minhotos, ainda motivados por terem afastado o Benfica na ronda anterior, bateram os “azuis do Restelo” por 7-1. Os golos foram marcados por Aderlan Santos (16’), Rafa (22’), Rúben Micael (42’), Pardo (48’), Éder (68’), Alan (77’) e Pedro Tiba (88’) para a formação da casa e Fábio Nunes (57’) para os visitantes.

Sérgio Conceição não facilitou e apostou na melhor equipa (com exceção de Kritciuk na baliza) para bater um Belenenses que apresentou Carlos Martins (estreia a titular pela formação lisboeta) como grande novidade do seu onze inicial.

Os “arsenalistas” tiveram um início de rompante e abriram o marcador logo à passagem do quarto de hora. Aderlan Santos, na sequência de um canto cobrado por Pardo e após um desvio de André Santos no centro da área, foi o autor. O Belenenses era pouco compacto e o Braga não se fez de rogado, com Rafa a aproveitar para ampliar a vantagem seis minutos depois. O médio apareceu de rompante no centro e apenas teve de escolher o lado para onde colocar a bola, fazendo o seu segundo golo na prova e o quarto da temporada.

A formação de Belém nunca criou perigo para a defensiva bracarense, tendo ainda visto Pardo enviar a bola à trave depois de um bom trabalho individual. O emblema da “cruz de Cristo” teve a sua única oportunidade do primeiro tempo por intermédio de Deyverson, mas Baiano substituiu o guarda-redes Kritciuk e impediu o golo.

O terceiro da partida foi praticamente uma cópia do primeiro. Rúben Micael entrou nas costas da defesa e bateu Matt Jones de cabeça. Baiano, que antes havia mantido as suas redes invioláveis, ofereceu o golo ao médio de 28 anos. Se as coisas estavam mal, ficaram ainda piores quando Vasco Santos expulsou Deyverson (45’), depois de este ter pisado o central André Santos. O resultado ao intervalo justificava-se.

No início do segundo tempo, o pesadelo tornou-se ainda pior para a turma de Lito Vidigal. Pardo, que havia estado ligado à corrente na etapa inicial, manteve o ritmo e aumentou a diferença para 4-0, num remate de fora da área. O avançado recebeu a bola, rodopiou e rematou forte de fora da área, fazendo o seu terceiro golo na Taça de Portugal (marcou nas últimas três eliminatórias).

A turma de Belém tinha o orgulho ferido e Fábio Nunes, entrado ao intervalo, correspondeu da melhor maneira após boa iniciativa de Miguel Rosa na esquerda. O médio cruzou a meia altura e o esquerdino, dentro da área, bateu o guardião bracarense. Contudo, a falta de agressividade defensiva manteve-se e o conjunto da casa, com espaço, trocava bem a bola, vendo Éder fazer o quinto.

Tempo ainda para Alan chegar à meia dúzia e igualar a melhor marca da época num bom trabalho individual. O brasileiro recebeu a bola no semi-círculo da grande área e fez o gosto ao pé num remate forte à meia-volta. O jogo nunca mais acabava para a formação do Belenenses e Pedro Tiba fechou a conta aos 88’, num lance onde Matt Jones tem culpas.

Nas “meias” o Braga irá agora encontrar o Rio Ave, que eliminou esta terça-feira o Gil Vicente.