O Sporting empatou 2-2 com o Nacional, em encontro da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os golos insulares foram apontados por Luís Aurélio (50') e Lucas João (59'). Tobias Figueiredo (55') e Carlos Mané (83') marcaram para os leões.

Os leões precisavam de reagir dada a recente eliminação da Liga Europa e a derrota contundente com o FC Porto por 3-0. A exibição não foi a mais conseguida, mas o resultado abre boas perspetivas para que o Sporting resolva a eliminatória em Alvalade e possa garantir a presença na final da Taça de Portugal.

O jogo começou numa toada dividida sem domínio de qualquer uma das equipas. O Nacional começou por assustar aos três minutos quando Marco Matias e Lucas João se atrapalharam e falharam o remate em posição privilegiada. O Sporting respondeu logo a seguir por William Carvalho (8') que ao segundo poste atirou para fora.

A bola seguia de um lado para o outro e as oportunidades dividiam-se. Foi assim até aos 20 minutos, altura a partir da qual o Sporting passou a ter mais o controlo do jogo, e o Nacional viu-se obrigado a recuar e a jogar em transições.

Assistiu-se então ao melhor período leonino que só não teve sucesso por culpa de Gottardi e Rui Correia. O guarda-redes opôs-se bem a remates de Tanaka (23') e Paulo Oliveira (24'). Depois foi Carrillo (32') a rematar fora do alcance do guardião mas o defesa Rui Correia estava no caminho da bola e evitou que esta entrasse.

Após um período de sufoco, a equipa de Manuel Machado conseguiu voltar a travar o ímpeto leonino, e até ao intervalo coube à formação da casa a melhor oportunidade do encontro com Tiago Rodrigues a atirar de longe e a bola a bate estrondosamente no poste da baliza de Rui Patrício.

Após o intervalo, o jogo acelerou e voltou a ser mais dividido. O nulo haveria de se desfazer graças a um erro de Rui Patrício e à perspicácia de Luís Aurélio. Aos 50 minutos, Tiago Rodrigues bateu um livre na esquerda e o guardião leonino colocou as mãos à bola para a segurar, mas deixou-a escapar. Luís Aurélio estava por perto e rematou para o fundo da baliza.

Iniciava-se aí a fase louca do encontro. O Sporting não se abateu e respondeu de pronto com Tobias Figueiredo (55') a responder com um cabeceamento a um livre do recém regressado Jefferson e a fazer golo do empate.

Mas quando parecia que os leões se queriam atirar ao adversário já com Slimani em campo, o Nacional voltou a marcar. Lucas João (59') e marcou de cabeça o segundo da partida.

O Sporting sabia que havia uma segunda mão a disputar, mas Marco Silva queria obviamente sair daqui com outro resultado. De pronto tirou André Martins, algo apagado, e colocou Adrien Silva em campo.

O problema é que não contava com o lance infeliz de Miguel Lopes que viu o segundo amarelo aos 72 minutos e deixou a formação de Alvalade com menos um jogador. Mas quando o jogo parecia não ter mais desenvolvimentos até final dado o ritmo e a forma como se jogava, eis que o Sporting através de uma boa jogada coletiva chegou ao empate.

Adrien Silva combinou com Slimani que lhe devolveu a bola, o internacional português tocou para Carlos Mané (83') na esquerda e este tirou um adversário da frente e rematou para o fundo da baliza. Estava feito o empate na Choupana.

E foi com empate a dois golos que acabou o encontro, um resultado que acaba por servir aos leões dado o rumo dos acontecimentos na partida e a existência de uma segunda mão em Alvalade que será jogada no dia 8 de abril.