O treinador adjunto do Sporting de Braga Jorge Rosário rejeitou esta segunda-feira qualquer favoritismo sobre o Rio Ave na meia-final da Taça de Portugal de futebol, cuja primeira mão está marcada para terça-feira, em Braga.

O técnico, que falou em vez de Sérgio Conceição, ainda castigado, desvalorizou o facto de, na época passada, ter sido precisamente o Rio Ave a "tirar" duas finais ao Braga, as das taças da Liga e de Portugal, e garantiu não existir desejo de desforra, mas deixou escapar que os jogadores "estão um bocado sentidos".

Esta época, na Taça de Portugal, o Braga já eliminou o Benfica e o Vitória de Guimarães, em casa destes, mas Jorge Rosário recusa qualquer favoritismo e maior responsabilidade nesta eliminatória.

"Numa meia-final, o favoritismo não existe, porque toda a gente quer lá estar. Eu já passei por isso, felizmente, e é a grande festa do futebol português e, claro, a nossa ambição é estar lá. Os jogadores vão dar 200 por cento para a que o jogo sorria a nosso favor e sentimos que os sócios estão connosco. Braga vai puxar por nós", disse.

O Sporting de Braga já venceu esta época os vila-condenses por três vezes (duas para o campeonato e uma para a Taça da Liga), não tendo consentido qualquer golo, mas para Jorge Rosário "o passado não conta no futebol".

"O que conta é o presente. Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil, o Pedro [Martins] tem a equipa muito bem organizada, jogam muito bem, estiveram bem nas competições europeias e no campeonato", disse.

O adjunto de Sérgio Conceição espera um jogo em que as duas equipas se vão respeitar muito uma à outra e lembrou que a primeira mão é a primeira parte da meia-final.

"São os primeiros 45 minutos, nada vai ficar resolvido neste jogo. É evidente que queremos ganhar, mas o Rio Ave também, mas tentar ganhar seria importante também que o Rio Ave não faça golos. Não vai ser um jogo como se fosse só a uma 'mão', a duas 'mãos' é completamente diferente", avisou.

Jorge Rosário voltou a abordar a ausência de Sérgio Conceição do banco para dizer que o "líder faz sempre falta", mas notou que "o trabalho é feito durante a semana" e "tudo o que é feito durante o jogo é o Sérgio que o faz".

A convocatória só é conhecida no dia do próprio jogo, pelo que as dúvidas sobre Matheus e Danilo mantêm-se.

Sporting de Braga e Rio Ave defrontam-se na terça-feira, às 20h15, no Estádio Municipal de Braga, na primeira 'mão' das meias-finais da Taça de Portugal de futebol.