O Sporting garantiu esta quarta-feira a passagem à final da Taça de Portugal depois de vencer o Nacional da Madeira por 1-0 em Alvalade. Ewerton foi o herói improvável depois de um jogo em que os 'leões' sentiram muitas dificuldades.

Depois do empate na Choupana a 2-2 no passado mês de março, o Sporting entrava em vantagem para o jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O treinador do Nacional da Madeira surpreendeu na antevisão do jogo decisivo, ao considerar que o empate na primeira mão tinha sido melhoro do que uma vitória da sua equipa por 2-1, e também no onze inicial ao deixar no banco Gomaa e Lucas João.

Já Marco Silva apostou em Miguel Lopes a lateral direito deixando Cédric no banco e Ewerton no eixo central da defesa ao lado de Paulo Oliveira e Jefferson. No meio-campo, William Carvalho, Adrien e João Mário começaram o jogo a titular enquanto Slimani, Nani e Carrillo apresentaram-se no ataque leonino.

Com apenas 16315 espectadores nas bancadas de Alvalade, foi o Nacional quem deu o pontapé de saída, e quem assumiu o jogo no arranque da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Sporting apresentou-se na ‘expectativa’ e os visitantes, obrigados a vencer, colocaram em sentido Rui Patrício por intermédio de Marco Matias, que em 10 minutos criou três situações de lance iminente de golo.

A equipa leonina demorou a reagir, e só à entrada da meia-hora é que criou a primeira situação de perigo junto à baliza de Gottardi quando aos 29 minutos Slimani surgiu no ‘coração’ da área para cabecear à figura do guardião madeirense. O primeiro ‘rugido’ do argelino pareceu tímido, e no segundo, aos 33 minutos, Slimani acabou por não dar o melhor seguimento a um cruzamento de Carrillo.

Apesar da reação do Sporting antes do intervalo, foi o Nacional quem terminou a primeira parte ‘por cima’ com um remate colocado de Christian que Rui Patrício defendeu com grande classe.

No segundo tempo, as equipas regressaram dos balneários sem alterações. Nani ainda tentou um remate de longe aos 49 minutos, mas nem assim o ‘leão’ parecia ter acerto no ataque. O Nacional, muito mais objetivo, voltou a criar muito perigo com um grande remate aos 51 minutos de Soares. Valeu Rui Patrício com mais uma grande defesa, e desvio de Jefferson em cima da linha.

Pressionados a vencer para marcar uma presença histórica no Jamor, os homens de Manuel Machado não recuaram na procura de um golo que poderia valer a classificação para a final da Taça de Portugal. Aos 58 minutos, um livre direto de Christian obriga Rui Patrício a nova defesa. O Sporting apresentou melhorias significativas e aos 85 minutos Ewerton inaugurou o marcador de cabeça após um cruzamento na direita por Jefferson.

O golo afetou a formação do Nacional e galvanizou a equipa leonina que até ao final do jogo geriu a vantagem e garantiu a 27ª presença na final da Taça de Portugal. Os adeptos 'leoninos' pediram e a equipa deu mesmo: o Sporting vai ao Jamor.