O Sporting garantiu a 27ª presença na final da Taça de Portugal ao vencer o Nacional da Madeira, por 1-0, em Alvalade, depois de no mês passado ter empatado com o mesmo adversário na Choupana a 2-2. O golo solitário dos 'leões' surgiu já a cinco minutos dos noventa por intermédio de Ewerton, e serviu para confirmar o apuramento para o Jamor ao mesmo tempo que dava alguma tranquilidade às palpitações nas bancadas de Alvalade, que por diversas vezes viu a equipa de Manuel Machado colocar em 'xeque' a ligeira vantagem leonina alcançada na primeira mão.

Com uma casa muito abaixo do que tem sido habitual em Alvalade, o Sporting entrou em campo com cerca de 16 mil adeptos nas bancadas. O dia cinzento a meio de uma semana de chuva não convidava os adeptos a marcar presença num jogo de futebol das meias-finais da Taça de Portugal, e pareceu mesmo que a ausência de público nas bancadas acabou por afectar a moral da equipa caseira, que só perto da meia hora de jogo criou o primeiro lance de perigo digno desse nome, quando aos 29 minutos Slimani testou a atenção de Gottardi. No entanto, o Nacional da Madeira já tinha criado três lances de muito perigo junto à baliza de Rui Patrício com Marco Matias, jogador formado pelo Sporting, em grande destaque.

No segundo tempo, a estratégia de controlo do Sporting voltou a ser colocada em causa pelo Nacional da Madeira, que logo no arranque da etapa complementar viu Jefferson tirar a bola da linha de golo após pontapé de canto dos insulares e defesa incompleta de Rui Patrício. O Sporting via o adversário muito perto do golo que poderia relançar a eliminatória e aos 61 minutos, Marco Silva lança Mané e retida João Mário do jogo para tentar sentenciar a partida.

Apesar das boas iniciativas dos jogadores leoninos, o Nacional da Madeira parecia sempre estar sempre um 'passo à frente' na hora da finalização do Sporting. O oportunismo de Slimani não chegava para o bom posicionamento dos centrais madeirenses, os remates de 'meia distância' de Nani saiam algo 'frouxos', e Carrillo parecia demasiado distante do entrosamento da restante equipa do Sporting. Apesar das reações dos anfitriões, o Nacional da Madeira não recuou as linhas e tentou sempre o golo que poderia valer o apuramento histórico para o Jamor.

No entanto, um livre do Sporting aos 85 minutos acabou por 'cortar o nó' de um jogo que parecia muito 'atado'. Ewerton aproveitou uma descoordenação da defesa do Nacional, que até aí tinha sido intransponível, para fazer o 1-0. As bancadas vibraram com o golo do defesa central contratado no mercado de inverno, pois finalmente a equipa do Sporting dava aquilo que tinha sido 'exigido' pelos adeptos: a final do Jamor.

Apesar das dúvidas em relação ao lance do golo de Ewerton, o Sporting acabou por gerir e garantir a passagem à tão desejada final da Taça de Portugal. É uma facto que William Carvalho estava em fora-de-jogo posicional quando o livre é convertido, mas há que frisar também que o médio leonino tenta não interferir na jogada. Já na conferência de imprensa, Marco Silva considerou que o golo não foi irregular, apesar de assumir que o lance é duvidoso e aberto a debate, embora o Sporting não precisasse do golo em questão para seguir para a 27ª final da Taça de Portugal.