A Polícia de Segurança Pública (PSP) garantiu hoje que a utilização de um ‘drone’ na final da Taça de Portugal de futebol, só será efetuada com o parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Em conferência de Imprensa no relvado do Estádio Nacional o subintendente Daniel Gomes, comandante da divisão de Oeiras, afirmou que o pedido para utilizar a aeronave já foi efetuado, aguardando "serenamente a decisão". "Foi feito o pedido [para utilização do 'drone'], pensamos utilizá-lo, aguardamos serenamente a decisão. Se o parecer chegar em tempo útil, e se for positivo será utilizado", esclareceu.

Caso o parecer da Comissão De Proteção de Dados não chegue antes de domingo, o subintendente garantiu que o ‘drone' não será utilizado. "Se não chegar não utilizaremos. Não queremos utilizá-lo sem ter a certeza de que não vamos ter nenhumas questões de ordem legal. Se não chegar o parecer a tempo, ou se chegar e for negativo, não utilizaremos o ‘drone'”, reiterou.

Os recentes desacatos no Marquês de Pombal após a conquista do título de campeão português por parte do Benfica não foram esquecidos e relativamente a excessos e bebidas alcoólicas, o comandante da divisão de Oeiras garantiu que os estabelecimentos serão "devidamente fiscalizados".

"É um jogo disputado num estádio com características especiais, e para a venda de bebidas alcoólicas os estabelecimentos serão devidamente fiscalizados, para que os acontecimentos registados no Marquês de Pombal não se repitam aqui nesta zona", explicou.

Daniel Gomes deu também alguns concelhos aos adeptos que vão estar presentes no Jamor, pedindo para que entrem no estádio "com a devida antecedência".

"Pedimos às pessoas que utilizem os transportes públicos. Se vierem em viaturas particulares que sigam as indicações colocadas nas vias de acesso ao Estádio Nacional, e que entrem com a devida antecedência para o estádio. As portas serão abertas duas horas e meia antes do início do jogo", disse.

O subintendente não revelou o número de efetivos, mas garantiu que "será o adequado para este jogo”, onde a PSP irá utilizar as suas diversas valências.

Na conferência de imprensa também marcou presença João Graça, diretor do Centro Desportivo do Jamor, que anunciou uma nova entrada, que "permite descongestionar a entrada da maratona".

"Relativamente ao estádio a grande inovação foi a entrada norte que permite descongestionar a entrada da maratona. Em termos das zonas circundantes temos espaços devidamente acondicionados para receber as pessoas que vêm fazer a festa", explicou.

O diretor garantiu que "o relvado está em ótimas condições para a prática desportiva", explicando que não recebeu nenhuma queixa por parte do Sporting.

A final da Taça de Portugal opõe o Sporting e o Sporting de Braga, a partir das 17:00 de domingo, e será arbitrada por Marco Ferreira, da Madeira.