O treinador do Sporting partilhou esta quinta-feira as memórias que guarda da Taça de Portugal, e assumiu que todo o plantel leonino está a prepar-se na máxima força para conquistar o troféu no Estádio do Jamor.

"As memórias como jogador não são muito positivas, mas sabemos que a Taça é uma festa. É uma oportunidade de grande parte das equipas poder atingir oportunidades. Tenho alguns jogos que guardo na memória por questões mais positivas e outras negativas. Como treinador, atingi os quartos-de-final no ano passado e este ano estamos na final com total mérito, e queremos dar o último passo para conquistar o troféu. Conseguimos um trajeto muito positivo nesta competição e queremos subir aquela escadaria no Jamor e levantar a Taça. Ia com alguma regularidade ver a final. É um jogo especial. Ultimamente, já como teinador, tive oportunidade de assistir a alguns. Estive na última final que o Sporting disputou no Jamor como espectador e queremos alterar aquilo que foi o último resultado", afirmou Marco Silva em entrevista à FPF.

"Por norma nas finais é muito difícil dizer quem é o favorito. Mesmo quando há equipas de valia diferente, que não é o caso, costuma-se apontar o favorito. Mas basta ver as últimas finais em que esteve sempre um grande e outro adversário e só uma por uma vez o grande saiu vencedor", acrescentou sobre o favoritismo atribuído ao Sporting.

"Tentamos preparar ao máximo todos os cenários possíveis. O jogo pode não demorar só 90 minutos, e pode haver também a questão das grandes penalidades", frisou o técnico leonino sobre as diferenças deste jogo para os do campeonato nacional.

"Mesmo tento uma quantidade de jogos diferente – o SC Braga não participou nas provas europeias – não me parece que haja grande desgaste. A motivação naquele jogo, na cabeça dos intervenientes, supera tudo o que possa ser o desgaste. Também é no final da época que se jogam as finais da Liga Europa e Liga dos Campeões…".