O presidente do Sport Clube Vianense, Jorge Gama, prometeu que se o clube vencer o Benfica, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, vai "a pé a Fátima, entregar o cachecol do clube a Nossa Senhora".

"Já sabíamos que poderíamos jogar com uma equipa da primeira liga, mas fiz um pedido a Nossa Senhora de Fátima e foi-me concedido. Depois do dia 21 de outubro, vou agradecer. Vou entregar o meu cachecol aos pés de Nossa Senhora de Fátima", afirmou.

Jorge Gama adiantou que assistiu ao desfecho do sorteio da Taça de Portugal pela internet, no 'site' da Federação Portuguesa de Futebol e disse que "foi um momento indescritível de alegria quando saiu a bola do Benfica".

"O Benfica é um clube que vai proporcionar uma festa graciosa, no meu último jogo como presidente do Vianense. Não me podia despedir de melhor maneira", sustentou, aludindo ao facto de a sua direção estar demissionária, estando agendadas eleições para o dia 21 de outubro.

O Sport Clube Vianense completou em março passado 117 anos de existência, sendo dos mais antigos do país. Milita no Campeonato Nacional de Séniores, série A, na qual ocupa o oitavo lugar com três pontos.

O clube tem um passivo corrente de mais de meio milhão euros, "entre dívidas à banca e a terceiros", e vê no jogo com o Benfica "uma lufada de ar fresco".

"O clube precisava de uma receita destas. Eu já tinha dito que com um jogo com o Benfica poderíamos passar de uma situação de asfixia financeira para a resolução dos problemas financeiros", disse, adiantando que este foi o argumento que o levou a fazer a promessa a Nossa Senhora de Fátima.

Apesar da "alegria", Jorge Gama sublinhou os "condicionalismos" com que se debate o clube: "Se o jogo for na sexta-feira, dia 16 de outubro, à noite, não temos iluminação suficiente para a transmissão televisiva. Também é preciso saber se há condições para aumentar a lotação do Estádio Dr. José de Matos, para permitir mais receita de bilheteira. É ainda preciso fazer uns retoques no relvado e nos balneários para que o estádio esteja o melhor possível para acolher uma grande festa, e um grande convidado."

Simpatizante do Benfica, Jorge Gama apelou "à ajuda de todos" para ultrapassar aqueles problemas e "para ajudar o melhor possível um clube que merece o maior respeito".

"Todas as ajudas são bem-vindas, desde o mais simples sócio à Câmara Municipal, que gosta de receber grandes eventos", disse.

A notícia do sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal fez acorrer ao estádio um maior número de sócios, entre eles, Mário Viana, de 62 anos, que ainda se recorda da última visita do Benfica a Viana do Castelo, para a Taça de Portugal, a 07 de abril de 1974.

Tal como há 42 anos, Mário Viana vai agora voltar a ter "o coração dividido" quando a bola começar a rolar no relvado.

"Sou sócio do Vianense há 25 anos, fui treinador das camadas jovens durante 17. Hoje tenho um genro no plantel, mas sou simpatizante do Benfica. Estão os dois no meu coração. É metade para cada um", disse.

Marco Almeida, de 33 anos, emigrou para França para trabalhar há dois anos. Recebeu a notícia do sorteio na terra natal, durante as férias que terminam no sábado, mas já reservou viagem de regresso para daqui a duas semanas poder assistir ao jogo da Taça de Portugal.

"Quero estar aqui nesse dia, porque é especial. Gosto do Vianense e do Benfica", disse.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.