O Vitória de Setúbal qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer fora o Coruchense 2-0, com golos de André Claro, aos 11 minutos, e François, aos 74.

Já depois de terem desperdiçado uma grande penalidade - André Claro não conseguiu desfeitear, aos 25 minutos, o guardião dos ribatejanos Gonçalo Guerra -, os forasteiros viram a sua tarefa facilitada pela expulsão de Obama, aos 50.

O treinador Quim Machado jogou pelo seguro e apostou num 'onze' muito próximo do que tem sido utilizado no campeonato. Apenas Ruca, no meio campo, e Suk, no ataque, foram poupados, dando lugar a André Horta e Vasco Costa, respetivamente.

Na partida que colocou frente-a-frente o último classificado da série G do Campeonato Nacional de Seniores e o oitavo do escalão principal, foi a equipa de Coruche a primeira a estar perto de inaugurar o marcador num remate forte de Semeano (cinco minutos), que passou muito perto do poste direito da baliza de Ricardo.

Apesar de denotarem algumas dificuldades de adaptação ao sintético, os setubalenses responderam pouco depois, chegando ao golo, por André Claro, aos 11 minutos, na primeira incursão à baliza do guardião Gonçalo Guerra.

Em vantagem no marcador, os comandados de Quim Machado foram à procura do segundo. Aos 25 minutos, André Claro, na cobrança de uma grande penalidade, a punir mão do central Obama no interior da área, permitiu a defesa - mérito total para o guarda-redes - de Gonçalo Guerra.

O penálti travado renovou o ânimo do Coruchense, que nunca deu tréguas aos sadinos, numa primeira parte com muita entrega e alguns bons momentos de qualidade de ambos os conjuntos.

No primeiro tempo, as duas equipas reclamaram grandes penalidades, mas o árbitro Nuno Almeida entendeu que o defesa do Coruchense não jogou a bola com a mão (seis minutos) nem Nuno Pinto derrubou Amâncio (29).

Após o intervalo, já depois de Gonçalo Guerra voar para evitar o golo de Vasco Costa (48 minutos), o Coruchense hipotecou as suas esperanças de ser 'tomba-gigantes' devido à expulsão de Obama (50). O defesa, por indicação do quarto árbitro, terá agredido André Claro.

A jogar em superioridade numérica, o Vitória controlou as operações até ao final e ampliou a vantagem por intermédio do senegalês François, que rendeu o lesionado Frederico Venâncio (42 minutos). O golo surgiu, aos 74, após canto cobrado na esquerda por Costinha.

Até ao final, valeu ao Coruchense a excelente exibição do guarda-redes Gonçalo Guerra. Com um punhado de boas defesas, o jovem guardião evitou a goleada, numa partida que chegou a estar interrompida durante um par de minutos por escaramuças entre adeptos na bancada.

Jogo no Estádio Municipal Prof. José Peseiro, em Coruche.

Coruchense - Vitória de Setúbal, 0-2

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, André Claro, 11 minutos.

0-2 François, 74.

Equipas:

- Coruchense: Gonçalo Guerra, Assane, Obama, Lucas, João Vítor (Ramião, 58), Prietos, Semeano, Igor Caetano, Amâncio (Alison, 81), Iaquinta (Justino, 86) e Bolinhas.

(Suplentes: Marinheiro, Jojó, Emiliano, Justino, Ramião, Philip e Alison).

Treinador: Rui Gorriz.

- Vitória de Setúbal: Ricardo, William Alves, Frederico Venâncio (François, 44), Rúben Semedo, Nuno Pinto, Dani, Arnold, André Horta, Costinha, André Claro (Suk, 69) e Vasco Costa (Ruca, 63).

(Suplentes: Miguel Lázaro, François, Paulo Tavares, Alexandre Cardoso, Ruca, Hassan e Suk).

Treinador: Quim Machado.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Frederico Venâncio (9), Assane (15), Prietos (26), Vasco Costa (33), Rúben Semedo (57) e Arnold (79). Cartão vermelho direto para Obama (50).

Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.