O Arouca seguiu hoje em frente na Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Leixões, por 2-1, numa partida em que formação da I Liga apenas conseguiu bater o adversário do escalão inferior no prolongamento.

Ivo Rodrigues, com um golo aos 102 minutos, materializou o apuramento do conjunto comandado por Lito Vidigal, depois de, aos 80, João Pedro 'anular' o golo de Nuno Valente, aos 54, e forçar tempo extra em Matosinhos.

A formação do Arouca nunca conseguiu superiorizar-se na primeira parte e criou apenas uma oportunidade para marcar, num cabeceamento de Ivo Rodrigues, na sequência de um livre lateral apontado por Artur.

Já o Leixões, foi melhor na etapa inicial, tendo mais bola, ainda que apenas tivesse ameaçado a baliza contrária em remates de meia distância.

Num desses lances, aos 16 minutos, Caio disparou do meio da rua e valeu uma defesa espantosa do guarda-redes Rafael Bracali a segurar o nulo.

O intervalo foi benéfico para a equipa orientada por Lito Vidigal, que apareceu mais determinada e marcou no primeiro remate efetuado à baliza, numa jogada em que Nuno Valente aproveitou uma desatenção defensiva e, sem oposição, fez um bom golo à entrada da grande área.

No lado do Leixões, o técnico Manuel Monteiro arriscou tudo com as entradas de Pedras e Niang, mas o foi o defesa João Pedro que conseguiu o empate, apontando um golo de belo efeito numa jogada de insistência, após um pontapé de canto, levando o jogo para prolongamento.

Nesse período extra, a maior rodagem e eficácia do Arouca acabou por fazer a diferença e, na marcação de um pontapé de canto, Nuno Valente assistiu e Ivo Rodrigues, de cabeça, apontou o golo que decidiu a eliminatória.

Os visitantes ainda acabaram reduzidos a 10, com a expulsão de Velasquez, mas os leixonenses já não tiveram discernimento para chegar às grandes penalidades.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.