O Nacional, da I Liga, garantiu hoje a presença na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao golear, no Alentejo, o Mosteirense, do distrital de Portalegre, por 6-0, com um três golos do avançado brasileiro Soares.

A equipa madeirense entrou no jogo mais forte, mas foi o Mosteirense a criar a primeira situação de perigo, quando o avançado André Camilo teve espaço para rematar dentro da grande área, mas perdeu tempo e o defesa Miguel Rodrigues cortou para canto.

Na sequência do pontapé de canto, e quando muitos jogadores da equipa da casa estavam na grande área adversária, a defesa do Nacional aliviou a bola e, de primeira, Salvador Agra isolou o avançado Soares para o primeiro golo da partida, logo aos 05 minutos.

Seguiu-se mais uma 'mão cheia' de oportunidade para os madeirenses, enquanto o Mosteirense só à passagem do minuto 23 voltou a incomodar o guarda-redes Rui Silva, com António Pinheiro a fazer a bola passar rente à trave, num remate de longe.

O segundo golo madeirense surgiu aos 34 minutos, após um cruzamento de Jota na direita para o extremo Salvador Agra marcar de cabeça, dentro da grande área e sem a oposição de nenhum dos defesas da equipa da casa.

No segundo tempo, a equipa de Mosteiros apareceu mais organizada, mas essa melhoria não se traduziu em lances de golo. A exceção ocorreu ao minuto 63, quando Fernando Toscano rematou para defesa do guarda-redes do Nacional, Rui Silva, após cruzamento na esquerda.

O terceiro tento dos madeirenses, aos 74 minutos, foi do brasileiro Soares, que marcou de cabeça após cruzamento de João Aurélio, e o quarto de Luís Aurélio que rematou para o fundo da baliza após passar por vários jogadores adversários, um minuto depois.

Soares marcou o terceiro golo da sua conta pessoal e o quinto da sua equipa, também de cabeça, após cruzamento de Sequeira, antes de Luís Aurélio fechar a contagem, já em período de compensação, com um remate de longe.