De todos os adversários dos ‘três grandes’, ao FC Porto calhou o mais difícil, e ainda por cima a jogar mesmo em casa do adversário. O Varzim é conhecido pelos seus adeptos ferrenhos e, na passada noite de sábado, foram o motor da equipa comandada por Quim Berto.

Os Dragões venceram o Varzim por 0-2 e seguiram em frente na Taça de Portugal. E mesmo com uma equipa de caras desconhecidas. A pensar no encontro de terça-feira, com os israelitas do Maccabi Tel Aviv (Liga dos Campeões) e ainda no jogo do próximo fim de semana com o SC Braga (I Liga), Julen Lopetegui fez uma gestão no onze que apresentou esta noite. O treinador espanhol fez uma revolução e apresentou Helton na baliza, Layún, Lichnovsky, Martins Indi e Cissokho na defesa. O meio campo foi constituído por Imbula, Bueno e Evandro. O ataque ficou a cargo de Tello, Varela e Osvaldo.

O Varzim foi uma equipa organizada, empenhada e concisa. Soube atacar nos momentos certos e defender quando o jogo assim pedia. Com muita tática e ‘cabeça’, a formação da casa soube pensar a forma de abordagem a este jogo. Com tiques de uma equipa sem medo, os ‘poveiros’ não se esconderam por detrás das linhas defensivas e quiseram tomar conta do jogo.

Mas só a intenção não conta nestas partidas. Mesmo com uma equipa de ‘suplentes’, o FC Porto partiu desde o primeiro minuto como favorito. Mas a equipa de Lopetegui não foi brilhante na sua atuação, cometeu demasiados erros nos passes, assim como falta de entrosamento com os que estavam em campo. Uma situação normal para atletas que estão habituados a ver os jogos da sua equipa desde o banco de suplentes.

A chave para o desfecho deste encontro partiu de dois jogadores que habitualmente moram na equipa titular de Lopetegui: Tello e André André, os dois marcadores.

O avançado espanhol marcou, aos 20 minutos, o único golo do primeiro tempo, numa boa jogada de entendimento com Bueno. Numa arrancada pela esquerda depois de um passe de Bueno e à saída do guarda-redes, Tello rematou rasteiro e colocado.

Já em cima do minuto 90, André André selou o resultado final com um golo sem defesa para o guarda-redes do Varzim, mostrando que está em grande forma nesta equipa do FC Porto.

No sentido contrário, nota menos positiva para a exibição de Osvaldo, o ponta de lança portista, que esteve muito ‘perdido’ e atabalhoado durante todo o encontro.

E neste sentido, o treinador do FC Porto reconheceu que a sua equipa podia ter marcado mais cedo. Em declarações na flash interview da Sport TV, o técnico espanhol elogiou o Varzim, uma equipa que considerou ter alma num jogo muito complicado para o FC Porto.

"A qualificação era o principal objetivo. O Varzim é uma boa equipa e que causa dificuldades, porque defrontamos um clube com história e alma e estamos na Taça. A minha equipa jogou bem mas devíamos ter decidido mais cedo", analisou Lopetegui na flash interview da Sport Tv.

Já Quim Berto destacou o grande desempenho do Varzim, e merecido pelo que fizeram, na derrota com os Dragões.

“Estou muito satisfeito. Mostrámos que somos uma grande equipa. Revelámos muita personalidade, organização e, acima de tudo, sabemos o que queremos. Fiquei muito contente pela nossa primeira parte, onde poderíamos ter feito um golo”, afirmou Quim Berto, também à SportTV.

Uma partida sem grande história, com os Dragões a seguirem para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e Lopetegui a conseguir o seu primeiro triunfo nesta prova.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.