O presidente do Sporting anunciou esta segunda-feira que o Sporting vai homenagear Manuel Colaço Dias, um dos portugueses mortos nos atentados em Paris, um ataque que Bruno de Carvalho considerou "bárbaro", num mundo "sem discernimento".

A homenagem, cujos moldes ainda não são conhecidos, vai decorrer no sábado, dia do jogo entre Sporting e Benfica, da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, agendado para as 20:00.

"Estamos a viver um momento muito difícil. Foi um ataque bárbaro que ocorreu em França, mas infelizmente isto vai-se repetindo. O Sporting, tal como todos os clubes portugueses, já mostraram o seu repúdio e preocupação pelo escalar da violência do mundo. Vamos fazer uma homenagem a um dos portugueses que faleceu, que era um grande sportinguista", afirmou.

À margem da celebração de um protocolo com uma empresa chinesa para a criação de dez academias de futebol de formação na China, o líder ‘leonino’ apontou a falta de " valores, regras e discernimento" para os atentados em Paris.

Manuel Colaço Dias tinha 63 anos, trabalhava em serviços de transportes/turismo e encontrava-se perto do Estádio de França. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses.

De acordo com o último balanço feito pelos hospitais, das 415 pessoas que foram atendidas nos hospitais após os ataques, pelos menos 42 feridos continuavam no domingo à tarde em vigilância intensiva em unidades de reanimação.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.