Em declarações ao Sapo Desporto, o professor Doutor Jorge Silvério, psicólogo desportivo da CMEP (Clínica Médica do Exercício do Porto), considera que o Sporting leva vantagem na componente psicológica uma vez que venceu as duas anteriores partidas frente ao rival Benfica e também pelo facto de jogar em casa. O clínico considera que em termos motivacionais estes jogos são fáceis de preparar porque são estes que os jogadores gostam de jogar.

"Em termos motivacionais estes jogos são os mais fáceis de preparar do ponto de vista emocional, porque não é preciso nada, ou seja, são os jogos que os jogadores querem jogar, não há grande trabalho a fazer, agora o Sporting tem aqui um grande ascendente, mais se calhar do ponto de vista da confiança, e daquilo que poderá ser o rendimento desportivo porque obviamente já houve dois jogos e ganharam duas vezes e tem também uma ligeira vantagem pelo facto de jogar em casa. Esses dois fatores pesam mais para o lado do Sporting”, afirmou.

Em relação ao risco dos jogadores do Sporting poderem menosprezar o adversário, depois dos dois triunfos anteriores, para o clínico, não é um fator a considerar.

“Sim, no limite até se pode correr esse risco, como os dois resultados já foram favoráveis pode haver aqui (de forma inconsciente) um menor comprometimento com o jogo, mas isso é contrabalançado por ser um jogo com o principal rival, e com é óbvio a equipa técnica deve estar atenta, como deve estar atenta a tudo, mas não me parece que seja um factor a considerar”, finalizou.