A Académica, I Liga, precisou hoje das grandes penalidades para afastar o Trofense, do Campeonato de Portugal, da Taça de Portugal em futebol, em jogo da quarta eliminatória da prova, disputado na Trofa.

Depois de uma igualdade a 0-0 que persistiu nos 90 minutos e no prolongamento, a eliminatória teve de ser resolvida nas grandes penalidades e aqui os 'estudantes' revelaram-se mais eficazes.

Os locais falharam duas grandes penalidades através de Hélder Sousa e de João Pedro, marcando apenas por Rui Faria, enquanto nennhum dos quatro marcadores da Académica falhou: Gonçalo Paciência, Nii Plange, Aderlan e Leandro Silva.

O Trofense - que trazia no currículo as vitórias sobre o Santa Clara (1-0) e o Atlético (nas grandes penalidades, após um empate 2-2), que arredaram estas equipas da II Liga desta prova - começou por cima e a controlar bem o meio-campo, mas as oportunidades de golo tardaram em aparecer.

A Académica - que face ao último jogo (empate 1-1 em casa do Estoril para o campeonato) só repetiu no 'onze' quatro jogadores: Ricardo Nascimento, Ofori, Obiora e Rui Pedro - reagiu, organizou-se e, aos 35 minutos, Ivanildo de livre obrigou o guardião nortenho a mostrar reflexos e atirar para canto. Três minutos depois, aos 38, Rony atirou ao lado, numa recarga após cabeceamento de Rui Faria.

Na segunda parte, a equipa de Coimbra começou melhor, com remates de Ivanildo (50 minutos) e de Gonçalo Paciência (63) a saírem ao lado, mas, aos 68, ficou reduzida a dez jogadores, porque Ofori viu o segundo amarelo, ao parar em falta Rony.

O Trofense reequilibrou o jogo e, aos 88 minutos, João Pedro quase surpreendeu o guardião visitante com um cruzamento largo e de longe, mas as equipas não conseguiram evitar o prolongamento, 30 minutos em que só se viu Académica, mais propriamente Gonçalo Paciência, que, aos 99, atirou por cima, aos 109 à trave e aos 115 para grande defesa de Russo.