Um golo de Filipe Augusto, de grande penalidade, no arranque do prolongamento, deu hoje a vitória (1-0) ao Sporting de Braga sobre o Farense, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

Os bracarenses, finalistas vencidos (derrotados pelo Sporting) na última edição da prova, tiveram pela frente um adversário que deu excelente réplica, com o guarda-redes São Bento em grande destaque, e só se mostraram superiores nos 30 minutos complementares.

Logo no terceiro minuto do prolongamento, depois de uma falta de Delmiro sobre Stojiljkovic, o brasileiro Filipe Augusto converteu o penálti que deu o triunfo pela margem mínima, apurando a sua equipa para os oitavos de final da Taça de Portugal.

O equilíbrio imperou na primeira metade da partida, ainda com as equipas em fase de estudo e a habituar-se a um relvado que expôs a preocupação manifestada pelo técnico bracarense, em mau estado e com uma 'clareira' evidente numa das zonas laterais junto à área.

O Farense aplicou o jogo direto - quer nos pontapés longos da defesa quer nos lançamentos laterais de Saeed no último terço - como primeira 'receita' para o seu futebol ofensivo e esteve perto de marcar pelo médio iraquiano Osama Rashid, que atirou por cima depois de um corte falhado de Ricardo Ferreira (28).

O conjunto de Braga, com algumas dificuldades em impor o habitual futebol de posse, respondeu dois minutos depois, por Aarón, obrigando São Bento a uma excelente defesa, enquanto Stojiljkovic, a um minuto do intervalo, atirou ao lado, com o guardião batido.

O intervalo trouxe um Farense muito mais dinâmico e perto de ser beneficiado pela sorte, quando, aos 49 minutos, André Pinto, a tentar cortar um lançamento lateral de Saeed, quase marcava na própria baliza, ao desviar para a trave.

Aarón respondeu para o Sporting de Braga, com São Bento a somar nova boa defesa (57), e o ritmo foi decaindo com o passar dos minutos, com as duas equipas à espera da meia hora complementar.

Já em vantagem, graças ao golo de Filipe Augusto (93), e frente a um Farense em quebra física, os bracarenses superiorizaram-se no prolongamento e estiveram perto de aumentar a diferença, mas São Bento evitou o golo três vezes (97, 100 e 108), antes de o médio brasileiro falhar escandalosamente o 'bis' aos 120+1.

Os comandados de Paulo Fonseca seguem assim para a fase seguinte, que não contará com as seguintes equipas da Primeira Liga: Moreirense, Tondela, V. Guimarães, Belenenses, Benfica, União da Madeira e Marítimo.

*Artigo atualizado