O Sporting de Braga e o Sporting protagonizam hoje o desafio 'grande' dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, reeditando a final da edição passada, favorável aos 'leões'.

Os 'arsenalistas' recebem o Sporting ainda com a última final da prova na mente, na qual estiveram a vencer por 2-0 e com mais um elemento em campo, mas acabaram por permitir o empate e que a final fosse decidida nos penáltis a favor do Sporting.

Hoje, o Braga, agora sob a orientação de Paulo Fonseca, que rendeu Sérgio Conceição, apresenta-se em campo motivado com a recente passagem aos 16 avos de final da Liga Europa, depois de ter vencido o seu grupo, e instalado num confortável quarto lugar da Liga.

Do outro lado está uma equipa igualmente em alta e agora liderada por Jorge Jesus, comandante da Liga, com dois pontos de vantagem para o FC Porto, e na Taça de já teve um teste duro na defesa do troféu, ao eliminar, após prolongamento, o Benfica na eliminatória anterior.

Já o FC Porto defronta nesta ronda outra equipa de escalão inferior, deslocando-se a Santa Maria da Feira para medir forças com o Feirense, da II Liga.

Os 'dragões' podem acusar os efeitos da partida da última ronda, em que disputaram os 15 minutos finais do jogo no Funchal frente ao Nacional na segunda-feira, depois de o encontro ter sido interrompido no domingo devido ao nevoeiro.

O Feirense, segundo classificado da II Liga e primeira equipa em posição de subida, vai tentar também tirar proveito do seu atual bom momento para tentar surpreender os 'dragões'.

As atenções estão igualmente viradas para o Amarante, única equipa sobrevivente dos campeonatos não profissionais, que recebe o Arouca, da I Liga.