O Sporting de Braga assegurou esta quarta-feira a presença na final da Taça de Portugal, com um empate a zero no terreno do Rio Ave, depois de ter vencido a primeira mão por 1-0. A equipa de Paulo Fonseca foi quase sempre mais perigosa e só não marcou por um misto de azar e bom trabalho do guarda-redes Cássio.

O Rio Ave até entrou bem na partida e pressionou no arranque, mas o Sporting de Braga acabou por tomar conta do encontro e teve muitas ocasiões ao longo do primeiro tempo. Pedro Santos ameaçou aos 15 minutos com um remate defendido por Cássio e acertou no poste aos 21 minutos. Stojiljkovic atirou depois para defesa do guardião do Rio Ave e voltou a ficar próximo do golo aos 33', mas falhou por pouco o alvo.

O segundo tempo foi mais duro e houve diversos cartões amarelos mostrados logo no arranque. Apenas por volta dos 60 minutos voltou a haver algum perigo, agora pertencente ao Rio Ave, com Tarantini a falhar após assistência de Ukra.

A precisar de ver a sua equipa marcar para não ser eliminada, Pedro Martins lançou Hélder Postiga para o lugar de Ukra e o experiente ponta-de-lança português arriscou um pontapé de bicicleta aos 71', mas o árbitro anulou o lance por fora de jogo. O mesmo Hélder Postiga voltou a tentar aos 79', mas o remate passou ao lado.

O nulo persistiu até ao final, significando o início da festa da equipa de Paulo Fonseca. Os bracarenses vão estar pela segunda vez consecutiva na final da Taça de Portugal, que irão disputar com o FC Porto ou o Gil Vicente (os 'dragões' venceram por 3-0 a primeira mão). Na última época, o Braga caiu na final diante do Sporting. A nova oportunidade de levantar o troféu para os 'guerreiros' acontece a 22 de maio.