O FC Porto venceu esta quarta-feira o Gil Vicente por 2-0 e garantiu o apuramento para a final da Taça de Portugal cinco anos depois da última presença dos 'dragões' no Estádio do Jamor. Chidozie e Marega marcaram os golos do FC Porto na pior assistência de sempre no Estádio do Dragão.

Num jogo disputado a ritmo de treino, perante a pior plateia de sempre no Estádio do Dragão, José Peseiro aproveitou a vantagem de 3-0 alcançada no encontro da primeira mão das meias-finais para realizar algumas poupanças na equipa já a pensar certamente no jogo da próxima jornada com o SC Braga. Já o Gil Vicente também se apresentou no jogo da segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal com muitas poupanças e pouca ambição em virar a eliminatória.

E foi com as bancadas do Estádio do Dragão praticamente desertas que Chidozie abriu o marcador aos 11 minutos de jogo na sequência de um pontapé de canto apontado por Sérgio Oliveira no lado direito. O jovem central nigeriano saltou sem oposição e de cabeça fez o 1-0.

Aos 20 minutos, Marega ainda colocou a bola no fundo da baliza do estreante Ivan Cruz, mas o golo foi anulado por alegado fora de jogo do franco-maliano. Até ao intervalo, o FC Porto geriu facilmente o jogo, mas o resultado manteve-se inalterado. Antes do apito para o regresso aos balneários, José Peseiro foi obrigado a mexer na equipa e a lançar em jogo Bueno por causa de queixas físicas apresentadas por Evandro.

No segundo tempo, foi o Gil Vicente a apresentar a primeira alteração na equipa com o técnico Nandinho a tirar Toro e a lançar João Pedro. O FC Porto continuou a dominar sem necessitar de fazer grande pressão. Bueno desperdiçou uma oportunidade soberana aos 52 minutos, após um roubo de bola de Aboubakar e uma finta sobre Ivan Cruz, mas o remate do espanhol saiu muito por cima. Logo na jogada seguinte, um cruzamente de José Ángel encontrou Bueno isolado na pequena área do Gil Vicente, mas o espanhol voltou a mostrar-se muito perdulário em frente à baliza.

Sem grandes dificuldades o FC Porto acabou por sentenciar a partida aos 81 minutos de jogo com um golo de Marega após bom trabalho de Aboubkar que serviu o franco-maliano para o seu primeiro golo oficial com a camisola portista.

Até ao final, o Gil Vicente não criou qualquer perigo junto à baliza de Helton e foi com tranquilidade que os 'dragões' garantiram o regresso ao Estádio do Jamor num jogo em que o ritmo de jogo foi tão baixo que o primeiro cartão amarelo surgiu apenas aos 86 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.