Os adeptos do Sporting de Braga suspiram de alívio pela conquista deste domingo da Taça de Portugal de futebol, 50 anos depois da primeira vitória na competição, e prometem fazer a festa até de madrugada.

O Sporting de Braga venceu o FC Porto por 4-2 no desempate por grandes penalidades (2-2 após prolongamento) depois de ter estado a vencer por 2-0, situação semelhante à da época passada, diante do Sporting, mas com um desfecho diferente.

Miguel Carmo, de 67 anos, não cabia em si de contente: "é uma grande alegria, 50 anos depois matámos o 'borrego' da Taça!".

"Ainda temi que seria como no ano passado, mas acho que foi merecido. O FC Porto reagiu bem depois do 2-0, mas depois vencemos nos penáltis e acho que a vitória é justa", afirmou.

Já Almor Cardoso destacou o espírito de sacrifício da equipa bracarense.

"É uma vitória do crer, do acreditar e do trabalho. Hoje demonstrámos que somos guerreiros, é um sonho tornado realidade ver o meu Braga ganhar a Taça de Portugal", disse à Lusa.

O adepto bracarense viu o jogo com outros milhares de pessoas junto à câmara municipal de Braga e vai esperar pela chegada da equipa.

"Foi pena termos sofrido tanto depois de termos estado a ganhar por 2-0, mas, ao mesmo tempo, parece que soube melhor", afirmou.

Cláudia Gonçalves veio de Barcelos ver o jogo na Praça do Município e vibrou junto dos ‘conterrâneos' minhotos.

"Foi um grande sofrimento, mas é um sentimento muito especial. Acho que o Braga mereceu ganhar a Taça", disse.

Do outro lado, Nélson Ribeiro era a cara do desânimo portista.

"Acho que o jogo acabou por resumir a época. Um ataque que quando produz não é eficaz, uma má dupla de centrais e falta de sorte", disse.

A equipa do Sporting de Braga vai ser recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga quando chegar à cidade, previsivelmente pelas 00:30.