Dois golos de Rui Miguel, no final da primeira metade, deram a vitória à Académica por 2-1 em Gouveia, na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Rui Miguel marcou, aos 41 e 43 minutos, e levou a Académica em vantagem para o intervalo. Ao minuto 72, Oumar, da formação do Campeonato de Portugal, repescada na competição, reduziu e fixou o resultado final.

A primeira parte foi de sentido único, com a formação orientada por Costinha a mostrar grande pendor ofensivo e a dominar, mas com dificuldade em criar ocasiões flagrantes de golo. A Briosa, com as linhas subidas, ia atacando, mas faltava pontaria e discernimento para ultrapassar a solidária equipa do Gouveia.

Rui Miguel, Yuri e Pedro Nuno já tinham assustado, com a bola a passar perto da baliza. A única ocasião de perigo dos comandados de Jorge Cardoso ocorreu aos 13 minutos, quando Abdoulaye, à 'boca' da baliza, não conseguiu desviar a bola endossada por Ambrose.

Ao minuto 41 uma desatenção da defesa permitiu a Rui Miguel pôr os visitantes na frente do marcador. Nii Plange cruzou e o atacante da Académica, solto na área, não desperdiçou. Aos 43 minutos Rui Miguel bisou e aumentou a contagem. Servido por Traquina, o avançado, no centro da área, ganhou a bola aos centrais do Gouveia e cabeceou para baixo, junto ao poste da baliza.

No reatamento, o Gouveia surgiu mais atrevido e logo a abrir criou perigo em dois lances de bola parada, mas ao minuto 50 foi a Académica quem esteve perto de dilatar a vantagem. Nii Plange, junto à linha, atrasou e Rui Miguel, em frente à baliza e com o guardião batido, foi perdulário e atirou à barra.

Quando estavam jogados 72 minutos o Gouveia reduziu, por Oumar, a dar seguimento à assistência de Ambrose.

Até ao final o Gouveia aumentou o caudal ofensivo, enquanto a Académica se limitou a defender o resultado e a esperar a oportunidade para o contra-golpe, mas o resultado já não se alterou.

Jogo no Estádio Municipal de Farvão, em Gouveia.

Gouveia - Académica, 1-2.

Ao intervalo:0-2.

Marcadores:

0-1, Rui Miguel, 41.

0-2, Rui Miguel, 43.

1-2, Oumar, 72.

Equipas

- Gouveia: Bruno, Edson, Oscar, Oumar, Elvis, Diego (Ednilson, 84), Copas, Octávio, Lanzinha (Hélder, 62), Ambrose e Abdoulaye.

(Suplentes: Taha, Rafa, Dani, Hélder, Ednilson, Tuca, Márcio).

Treinador: Jorge Cardoso.

Académica: Zé Costa, Nii Plange, Alfaiate, Yuri, Makonda, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Tom, Traquina, Ernest (Ki, 80) e Rui Miguel (Li Rui, 62).

(Suplentes: João Gomes, Diogo Coelho, Kaká, Dany Marques, Ki, Li Rui e Jimmy).

Treinador: Costinha.

Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Elvis (31), Nii Plange (50), Nuno Piloto (64), Pedro Nuno (71), Copas (82), Octávio (88) e Ednilson (90+1).

Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.