O Penafiel venceu este domingo o Oliveirense no desempate por grandes penalidades (5-4), em jogo da segunda eliminatória da Taça de Portugal, disputado no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.

Fidelis deu a vantagem ao Penafiel, da 2.ª Liga, já na segunda parte, aos 74 minutos, mas Clayton, aos 90+1, obrigou o jogo a ir a prolongamento. No tempo extra o empate manteve-se, tendo o Penafiel sido mais eficaz.

O Penafiel foi quem mais iniciativa ofensiva teve no início do jogo, mas o primeiro lance de perigo pertenceu à Oliveirense, num remate de Rafa que obrigou Coelho a uma defesa apertada.

A equipa de Paulo Alves pressionou e dispôs de várias oportunidades, com realce uma grande penalidade falhada, que castigou derrube de Filipe Ferreira sobre Fidelis. Gonçalo Abreu permitiu a defesa do guarda-redes da Oliveirense, aos 31 minutos.

Com o empate ao intervalo, o Penafiel mostrou-se mais organizado em termos ofensivos na segunda parte e acabou por se colocar em vantagem depois de um lance confuso na área da Oliveirense. Fidelis aproveitou um ressalto para rematar à baliza, mas a bola foi desviada por um defesa, traindo o guarda-redes Filipe Ferreira, aos 74 minutos.

A vencer, o Penafiel tentou controlar as investidas ofensivas da Oliveirense, que ficaria reduzida a dez unidades após expulsão de Zé Pedro Freitas, aos 85 minutos. Contudo, a equipa de Pedro Miguel surpreendeu o Penafiel em contra-ataque e chegou ao empate quando Clayton cabeceou para o fundo da baliza de Coelho já em período de compensação (90+1).

No prolongamento, o Penafiel não soube aproveitar a superioridade numérica, mas esteve perto de chegar à vitória num remate de Wellington, que embateu na trave da baliza de Filipe Ferreira, aos 103 minutos.

No desempate por grandes penalidades, Rafa e Diogo Fonseca não conseguiram converter os remates. O Penafiel foi mais eficaz e venceu por 5-4.

Jogo no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis

Oliveirense - Penafiel: 1-1 (4-5 gp)

Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

0-1, Fidelis, aos 74 minutos.

1-1, Clayton, 90+1.

Grandes penalidades:

0-1, João Paulo.

1-1, Godinho.

1-1, Fidelis (defesa do guarda-redes)

2-1, João Mendes.

2-2, Wellington.

3-2, Serginho.

3-3, Fernando.

4-3, Clayton

4-4, Pedro Araújo

4-4, Diogo Fonseca (por cima)

4-5, Fábio Fortes.

4-5, Rafa (ao poste esquerdo)

Equipas:

Oliveirense: Filipe Ferreira, Kiki Ballack, Leo, Godinho, Raul, Zé Pedro Freitas, João Amorim (João Mendes, 80), Gabi (Clayton, 76), Alemão (Serginho, 69), Rafa e Diogo Fonseca.

Treinador: Pedro Miguel.

Penafiel: Coelho, Luís Dias, João Paulo, Gonçalo Abreu (Fernando, 75), Pedro Araújo, Romeu Ribeiro, Djibril (Fábio Fortes, 94), César (Hélio, 63), Wellington, Diouf e Fidelis.

Treinador: Paulo Alves

Árbitro: Iancu Vasilica (Vila Real)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Fonseca (27), Filipe Ferreira (31), Godinho (70) e Hélio (92). Cartão vermelho direto para Zé Pedro Freitas (85) e Ricardo Tavares (90, no banco de suplentes).

Assistência: cerca de 600 espetadores.