Resumo
O Sporting teve as honras de abrir a terceira eliminatória da Taça de Portugal em Famalicão e fê-lo de forma certeira, ao bater a equipa da casa por 1-0, seguindo assim para a próxima fase da prova rainha. Um jogo fraco, onde o Sporting passou por apuros, com incerteza no resultado até ao final. Markovic marcou cedo, mas depois o Sporting não aportou qualidade, nem ritmo, ao contrário do Famalicão, que lutou até ao último segundo. A pensar na jogo da Champions com o Dortmund, Jorge Jesus apostou em jogadores com pouca rodagem esta temporada, sendo que Markovic foi o único que manteve a titularidade.

Momento-chave
O jogo começou muito disputado a meio campo, sem supremacia de qualquer uma das equipas. Perto do minuto 9, André cabeceou ao poste da baliza do Famalicão, mas, segundos depois, a equipa de Jorge Jesus não falhou. Após jogada de Elias, a bola sobrou para o sérvio Markovic, que não teve dificuldades em inaugurar o marcador.

Momento polémico
Minuto 64: Dúvida na área do Famalicão. Livre apontado por Bruno César, a bola bateu na mão de Nailson, mas o árbitro mandou seguir jogo. O jogador do Famalicão tem os braços afastados do corpo no momento de se fazer ao lance e por isso Manuel Mota devia ter assinalado grande penalidade a favor do Sporting.

Jogadores em destaque
Markovic: O golo do sérvio aos nove minutos valeu uma passagem para a próxima fase da Taça de Portugal e isso faz com que mereça sair com o título de melhor em campo. Além disso, o ex-Benfica mostra que está a crescer, mas precisa de mais minutos para ganhar confiança.

João Pereira e Jefferson: Os dois laterais do Sporting foram bastante permissíveis na forma como abordaram as investidas dos jogadores do Famalicão pelos corredores. Jorge Jesus já percebeu que as outras duas opções no banco são melhores.

Vozes dos protagonistas
Beto: “Este jogo resume-se a uma importante vitória na casa de um histórico. Mantivemos o controlo quase absoluto do jogo. Cumprimos com o objetivo e que foi seguir neste caminho rumo a um título. A equipa fez um jogo muito sério, respeitámos o Famalicão. Independentemente das ocasiões que teve o Famalicão fizemos 90 minutos muito sérios e estamos de parabéns. É especial para mim vestir a camisola dos Sporting 12 anos depois. Há uma pessoa especial que espero que se sinta orgulhoso por eu estar a vestir esta camisola”.

Rui Silva: “Na primeira parte conseguimos chegar mais vezes à baliza deles, que eles à nossa. Fomos competitivos do primeiro ao último segundo. Os jogadores entregaram-se até ao último segundo. Tentamos adiar ao máximo o golo e nunca perdendo a baliza de vista. No fim foi pena as oportunidades que tivemos. Perdemos o equilíbrio o que foi perfeitamente normal. Toda a gente ficou orgulhosa e o Ulisses morais [técnico que saiu] também ficou orgulhoso. Quem vier terá todo o nosso apoio".

Jorge Jesus: “Taça de Portugal é uma festa, estas equipas da Segunda Liga em casa ficam muito motivadas. O Famalicão esteve bem. Defensivamente estivemos bem, ofensivamente não estivemos tão bem. Foi um jogo complicado, nos últimos minutos tivemos dificuldades. O objetivo foi alcançado. Foi bom porque demos minutos a jogadores que não têm jogado. O importante foi o objetivo e passar a eliminatória”.

Curiosidades
O Sporting regressa aos triunfos fora de casa depois de ter sofrido um empate (Guimarães) e duas derrotas (Rio Ave e Real Madrid) e volta a não sofrer golos fora, uma vez que tinha sofrido oito nos três últimos desafios.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.