Jorge Jesus tinha dado o mote. Eliminar o Praiense seria o "normal", e qualquer coisa diferente disso seria "mais do que anormal". Os jogadores do Sporting ouviram e não comprometeram, embora não se tenham livrado de um susto inicial. Depois de ter entrado a perder, o Sporting acabou por levar de vencida a equipa açoriana, por 5-1, e seguiu para a próxima fase da Taça de Portugal.

Numa estratégia de rotatividade do plantel, o técnico leonino operou uma autêntica revolução na equipa inicial, deixando apenas Adrien Silva como "repetente" em comparação com o duelo com o Arouca. E estes novos integrantes, que incluíam Esgaio, Castaignos ou Matheus Pereira, viram o Praiense surpreender logo aos 2 minutos. Filipe Andrade recebeu uma bola bombeada desde longe e fez um fantástico remate para o golo dos visitantes.

Os 'leões' viram-se obrigados a reagir, perante esta desvantagem totalmente inesperada, e de imediato tentaram fazer valer os seus argumentos ofensivos. Aos 6', Bruno César, de cabeça, obrigou o guarda-redes Tiago Maia a uma grande defesa. De seguida, Castaignos também testou os reflexos do guardião adversário.

Depois de muita insistência, a equipa de Jorge Jesus acabou por conseguir chegar ao empate quanto o cronómetro marcava 20 minutos. Jefferson bateu um pontapé de canto e Paulo Oliveira surgiu sem marcação a finalizar de cabeça. Estava feito o empate e o golo da reviravolta só não surgiu logo depois porque o árbitro assinalou fora-de-jogo a Matheus num lance em que o jovem extremo colocou a bola na baliza do Praiense.

As duas equipas acabaram por ir para intervalo empatadas a uma bola mas o 2-1 do Sporting surgiu logo no arranque do segundo tempo. Luciano Serpa derrubou Bruno César e Adrien Silva foi chamado a bater a grande penalidade. O 'capitão' atirou com força e fez o 2-1 para os 'leões'.

Estava conseguida a reviravolta e, daí para a frente, a equipa de Jesus pôde construir a goleada perante um modesto adversário do Campeonato de Portugal. O 3-1 pertenceu a Bruno César que, assistido por Adrien, finalizou com tranquilidade. André, recém-entrado, fez o 4-1 aos 79' para a formação leonina.

Já perto do apito final, André conseguiu ainda 'bisar', num lance em tudo idêntico ao golo anterior, fixando o resultado final em 5-1. Sem surpresa, o Sporting segue em frente na Taça de Portugal. Já o Praiense despede-se da prova, podendo orgulhar-se de ter estado em vantagem em Alvalade graças a um golo memorável.