O Desportivo de Chaves agudizou a crise do Sporting ao eliminar os ´leões` da Taça de Portugal nos quartos-de-final. A derrota deixa o Sporting apenas com a I Liga para disputar, numa época em que se fizeram grandes investimentos mas, para já, sem resultados à vista. A liderança da Liga está a oito pontos. Os ´leões` tinham sido eliminados da Liga dos Campeões em novembro, afastados da Liga Europa em dezembro e da Taça da Liga em janeiro. Os resultados desportivos do Sporting em 2016/2017 são preocupantes. Em 30 jogos oficiais, a equipa de Jorge Jesus tem 16 vitórias, quatro empates e dez derrotas. Se juntarmos a pré-época, são 40 jogos, 19 vitórias, seis empates e 15 derrotas. Demasiado mau para uma equipa grande em Portugal.

O jogo: Dormir na 1ª parte, acordar na 2.ª até a estocada de Ponck
A eliminação do Sporting da Taça de Portugal é a consequência do momento da equipa. Não que o Sporting tenha sido superior ao Chaves mas a crise de resultados, os desaires, o afastamento das provas Europeias e da Taça da Liga frente a adversários teoricamente muito mais fracos abalaram o grupo. Falta confiança à equipa, há jogadores em sub-rendimento, as contratações sonantes teimam e não justificar o investimento (exceto Bas Dost) e até o presidente já se dá ao luxo de ir ao balneário insultar os jogadores. A derrota frente ao Chaves é apenas consequência do momento.

E neste momento é preciso falar das lideranças no Sporting. Jesus está castigado e não pode estar no banco para dirigir a equipa. Com isso, não consegue corrigir posicionamentos nem dar instruções aos seus jogadores, apesar de ter Raul José no seu lugar. Após o empate para a Liga no sábado, Bruno de Carvalho, presidente do clube, achou por bem ir ao balneário pedir mais aos jogadores mas num tom, segundo a imprensa, agressivo, que mexeu com os jogadores, pela negativa. Num momento complicado, era de esperar que o presidente ajudasse os jogadores a recuperar a confiança e não piorar ainda mais o ambiente.

Se os resultados não são positivos, se os adeptos contestam as opções do treinador, se os jogadores são criticados pela massa adepta, é natural que isso se reflita em campo. Vê-se nos passes falhados, na desconfiança dos jogadores em jogadas de um-para-um, o medo de errar, o passar a responsabilidade para o colega que está ao lado. Mesmo com muito treino e preparação, os jogadores, às vezes até de forma inconsciente, desconfiam dos métodos da equipa. E isso viu-se em Chaves, onde a turma de Ricardo Soares dominou a primeira parte. Só uma intervenção tremenda de Beto a remate de Fábio Martins evitou que os flavienses fossem a vencer para intervalo (VEJA O LANCE). No Sporting, apenas uma oportunidade, num remate de Gelson Martins que António Filipe defendeu com a ponta dos dedos. (VEJA O LANCE)

No segundo tempo o Sporting mudou a postura, passou a controlar o jogo mas sem criar verdadeiras situações de golo. Mas já não permitia que o Chaves saísse com tanto à-vontade. Só um remate de Braga do meio da rua deu trabalho a Beto (VEJA O LANCE). Até que surgiu o golo do Chaves aos 87 minutos, como forma de prémio para a ousadia e compromisso que os jogadores do Chaves colocaram em campo.

Para o Sporting, parece que quando se está mal, tudo parece conspirar para ficar pior. A equipa precisa de levantar-se, fazer uns resultados positivos o mais rápido possível para recuperar a confiança e enfrentar toda a segunda volta da Liga com outra atitude. Porque só isso pode salvar o Sporting, num ano em que se fez um grande investimento no plantel. A equipa saiu das competições da UEFA frente ao quase desconhecido Legia, foi afastado da Taça da Liga pelo V. Setúbal (em ambos os jogos um empate chegava para passar) e agora fica fora da Taça da Liga. É urgente ir ao mercado para colmatar as lacunas no plantel. Ou então não investir em janeiro e pensar já na próxima época. Porque mesmo que o Sporting cresça, é preciso recuperar os quatro pontos de atraso para o FC Porto e os oito para o Benfica, uma equipa que respira confiança e tem soluções várias em todos os sectores.

Momento-chave: Ponck deu mais uma estocada num ´leão` combalido
Corria o minuto 87 quando Patrão marcou um livre para a área. Ponck, que nunca subia nas bolas paradas, desta vez juntou-se aos colegas e foi feliz. Saltou mais alto que toda a gente e fez o resultado do jogo. Um justo prémio para uma grande exibição do central cabo-verdiano. (VEJA O GOLO)

Os melhores
Ponck - Não só pelo golo que marcou mas também pela forma como lutou com os avançados do Sporting. Nas bolas paradas quem subia a área era Freire mas quis o destino que trocasse com o colega aos 87 minutos. Deu resultado. Está a fazer uma grande época a defesa central, apesar de ser médio defensivo de formação.

Fábio Martins - Menos exuberante que no encontro de sábado, voltou a ganhar vários duelos aos laterais do Sporting. E sempre que podia, ajudava Nelson Lenho a travar as investidas de Gelson.
Assis - Impressionante o jogo do pequenino médio, a lutar e a ganhar os duelos com ´monstros` como William Carvalho e Adrien. Roubou muitas bolas, fez vários cortes preciosos e saiu a jogar sempre com qualidade. Um excelente médio.

Os piores
André - Foi a escolha para fazer dupla com Bas Dost mas nunca se entendeu com o holandês. Só esteve em campo 45 minutos (saiu lesionado) mas nunca acrescentou nada ao jogo leonino. Parece não entender a forma de jogar da equipa ou a equipa não percebe as suas ideias.
Paulo Oliveira - Raramente ganhou um duelo sem ser em falta, principalmente sobre Rafael Lopes. Teve uma entrada feia sobre Perdigão no primeiro tempo. A falta de minutos e falta de entrosamento com Coates, aliado ao mau momento da equipa, podem ajudar a explicar a sua pobre exibição.
Laterais do Sporting - Parece ser um problema para Jorge Jesus, principalmente à esquerda. Jefferson jogou esta terça-feira mas saiu aos 33 minutos, lesionado. Antes tinha sentido dificuldades para fechar o seu corredor, onde apareciam Fábio Martins e Nelson Lenho. Bruno César também não fez melhor quando entrou. Do outro lado Esgaio teve de recorrer a falta para travar os homens do Chaves em várias ocasiões.

Reações: Sporting não falou. Está em blackout


Ricardo Soares: "Os jogadores foram excecionais na concentração e vontade de vencer"

Carlos Ponck: "Ainda não sei a importância do golo"

Adeptos do Sporting não perdoam e gritam 'joguem à bola' à saída do autocarro

Curiosidades
O Sporting de Jorge Jesus está ao nível dos ´leões` de 2012/13: eliminado da Taça de Portugal, Taça UEFA e Taça da Liga em Janeiro, disputa apenas a Liga.

O Sporting já perdeu mais esta época fora de casa (sete derrotas em 15 jogos), do que em toda a época passada (seis derrotas em 26 jogos). Ou seja, perdeu 47% dos jogos realizados fora de casa. É a pior percentagem de derrotas em 30 jogos na época. Desde 2012/13 que os ´leões` não tinham um registo tão negativo.

Esta foi a 5.ª derrota do Sporting em Chaves. Os flavienses continuam em vantagem no confronto em Trás-os-Montes (cinco vitórias do Chaves, três do Sporting, oito empates). Esta vitória do Chaves chega 19 anos depois da última. O último desaire dos ´leões` frente aos flavienses tinha sido em janeiro de 1998 (3-2).

O Chaves atinge pela 2.ª vez na sua história as meias-finais da Taça de Portugal. Mas esta é a primeira vez que atinge esta fase da Taça como primodivisionário. Em 2009/10 (chegou às meias-finais) militava na Segunda Liga, descendo de divisão.

Há quase cinco anos que o Sporting não perdia uma eliminatória da Taça de Portugal nos 90 minutos.

Carlos Ponck (Chaves) marcou pela 1.ª vez na carreira em provas oficiais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.