A conquista da Taça de Portugal em 2013 aumentou a responsabilidade do Vitória de Guimarães para a final de amanhã com o Benfica, afirmou Pedro Martins este sábado na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica.

O treinador do Vitória SC foi questionado sobre a diferença de sensações de chegar ao Jamor enquanto jogador e técnico, e sobre o peso da componente emocional neste tipo de jogos.

"A componente estratégica, em primeiro lugar. Os jogadores já estão altamente motivados por estarmos neste estádio emblemático. Pensámos naquilo que queremos potenciar e criar dificuldades ao adversário", começou por referir Pedro Martins sobre que tipo de preparação teve com o grupo para o jogo de amanhã.

"Sobre a primeira questão, claro que é diferente. Como jogador trabalhamos no treino e depois a cabeça mudava. Como treinador tenho de estar em todos os quadrantes. É pensado de forma diferente. O treinador pensa em todas as situações que podem acontecer, do ponto de vista estratégico, do ambiente que vamos encontrar. É completamente diferente", acrescentou Pedro Martins.

Em relação à final da Taça de Portugal de 2013, que o Vitória SC conquistou diante do Benfica, Pedro Martins revelou que esse jogo é passado, e que a única influência que poderá ter é pelo facto de aumentar as responsabilidades da sua equipa para dar continuidade ao bom trabalho que o clube tem feito nos últimos anos.

"Se a final de 2013 teve influência na preparação da equipa? Não. 2013 foi um marco histórico, foi bonito, mas foi completamente diferente. Foi uma conquista da Taça de Portugal e este ano também queremos conquistar. Este ano conseguimos o quarto lugar, em 2013 o nono. Tínhamos o compromisso de colocar o Vitória no lugar em que merece estar e isso foi conseguido. Mesmo quando perdemos contra o nosso rival os nossos adeptos estiveram connosco, até ao dia de hoje. A nossa responsabilidade hoje é superior ao que era há quatro anos. Nós elevámos a fasquia. Amanhã queremos dar esta alegria aos nossos adeptos", disse Pedro Martins.

Em relação às notícias veiculadas que colocam Pedro Martins na rota de Sporting ou FC Porto, o técnico frisou que está totalmente 'focado' no Vitória.

"Estou muito focado no Vitória. É o fechar de uma época, um jogo que achamos importante e portanto muito focado no Vitória. Tenho muito orgulho de representar este clube", referiu Pedro Martins.

O Vitória SC defronta o Benfica amanhã no Estádio do Jamor numa final da Taça de Portugal agendada para as 17h15.

Veja o vídeo