Depois do triunfo por 3-0 no primeiro jogo da eliminatória, os catalães receberam a formação da segunda divisão espanhola sem muitos dos habituais titulares, incluindo Lionel Messi, mas, mesmo assim, acabaram por somar fácil triunfo.

O Alavés até chegou a estar em vantagem, com um tento de Viguera, aos 17 minutos, mas o FC Barcelona, próximo adversário do Benfica na Liga dos Campeões, refez o empate por Adriano, seguido de um “bis” de David Villa, que somou 300 golos na sua carreira profissional.

Menos feliz foi o vizinho Espanyol, que, com Rui Fonte na equipa titular, foi derrotado em casa pelo Sevilha, por 3-0, depois de já ter perdido na primeira mão, por 3-1.

Atlético Madrid e Valência também confirmaram a passagem aos “oitavos”, perante adversários de divisões inferiores e com a eliminatória praticamente decidida na primeira mão.

Com Silvio e Tiago no “onze”, os colchoneros bateram no Estádio Vicente Calderon o Jaen, por 1-0, com um golo de Raul Garcia, aumentando para 4-0 o acumulado da eliminatória.

Vida fácil teve também o Valência, sem portugueses, que bateu o Llagostera, por 3-1, depois do 2-0 alcançado na primeira mão na casa do adversário.

A partida no Mestalla ficou marcada por um golo do francês Adil Rami, que efetuou um "chapéu" a mais de 50 metros da baliza adversária.