O Real Madrid e o FC Barcelona cumprem quarta-feira o quarto grande clássico do futebol espanhol em 2012/2013, com José Mourinho sob pressão e as grandes “estrelas” das duas equipas a “ferver”.
As duas formações defrontaram-se logo no início da época, com um triunfo caseiro para cada qual, mas o Real Madrid a arrebatar a Supertaça (2-3 fora e 2-1 em casa), para, no campeonato, empatarem 2-2 em Nou Camp.
O treinador português venceu, assim, o único troféu da época, mas os imensos 15 pontos de atraso para o “Barça” na Liga espanhola, que já foram 18, estão a fazer enorme mossa no seio do clube “merengue”.
Na última semana, o diário espanhol Marca avançou que os “capitães” Casillas e Sérgio Ramos disseram ao presidente que o plantel não quer “Mou” na próxima época, algo que foi desmentido, mas, ainda assim, ficou no “ar” o clima de tensão.
A pressão é grande sobre Mourinho, numa época em que também têm abundando as polémicas, a mais marcante quando o técnico luso resolveu despromover o “intocável” guarda-redes Casillas, oferecendo a titularidade a Adan.
Para esta primeira “mão” das meias-finais da Taça, no Bernabéu, “Mou” não tem Casillas, que entretanto de lesionou, e está ainda desfalcado dos castigados Sergio Ramos, Di Maria e Fábio Coentrão e do lesionado Pepe.
O técnico luso tem, no entanto, um jogador em grande forma, o português Cristiano Ronaldo, que marcou 10 golos nos seis jogos que realizou em 2013, materializados em dois “hat-tricks” e outros tantos “bis”.
No domingo, o internacional luso recebeu mesmo uma monumental ovação do público do Bernabéu, após marcar três golos ao Getafe: passou a contar 21 tentos na Liga espanhola 2012/2013 e 179 em 176 jogos pelos “merengues”.
Se o Real Madrid vai aparecer com Ronaldo em grande momento, e à procura de um sétimo jogo consecutivo a marcar ao “Barça”, os catalães também têm a sua maior “estrela”, o argentino Lionel Messi, ao seu nível habitual.
O “tetra” Bola de Ouro já leva 49 golos em 2012/2013, 44 dos quais pelo FC Barcelona (em 32 jogos) e nove em 2013 (seis), sendo que faturou nos últimos 10 encontros, nos quais marcou 16 tentos, quatro no domingo, ao Osasuna (5-1).
Messi é, ainda para mais, um especialista na arte de marcar no clássico: totaliza 17 golos, apenas menos um do que “mítico” Alfredo Di Stefano, pelo que pode ascender à liderança da lista dos marcadores.
O FC Barcelona tem Messi, mas não só, e vai apresentar-se praticamente na máxima força, nomeadamente com Iniesta, Xavi ou Cesc, numa época em que tem quase ganha a Liga e já ostenta mais de 100 golos marcados (105), como nenhuma outra equipa na Europa.
Em 35 encontros, na primeira época da “era” Tito Vilanova, que substituiu Pep Guardiola e, por doença, tem deixado várias vezes o comando da equipa entregue a Jordi Roura, o “Barça” venceu 29 (mais três empates e três derrotas), com 105-38 nos golos.
Por seu lado, o Real Madrid, na terceira época sob o comando de José Mourinho, conta 21 triunfos, sete empates e sete derrotas (88-37 em golos), nos “mesmos” 35 jogos.
Na última vez que as duas equipas se encontraram na Taça do Rei, a época passada, o “Barça” levou a melhor, nos quartos de final: 2-1 fora e 2-2 em casa, sem golos de Messi, que nunca marcou aos “merengues” para a Taça.
Equipas prováveis:
- Real Madrid: Adan; Arbeloa, Ricardo Carvalho, Albiol e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso e Özil; Callejon, Cristiano Ronaldo e Higuain.
- FC Barcelona: Pinto; Dani Alves, Piqué, Puyol e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Cesc; Iniesta, Messi e Pedro.
Árbitro: Carlos Clos Gómez.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.