O Real Madrid empatou esta quarta-feira com o Barcelona a 1-1, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça do Rei. Os visitantes abriram o marcador por Fábregas, mas Varane, nas alturas, empatou para os anfitriões aos 81' minutos. Até ao final não houve mais golos por isso, venha agora o próximo jogo em Camp Nou.

O Estádio Santiago Bernabéu vestiu-se de gala para receber o primeiro clássico de 2013 entre Real Madrid e Barcelona, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça do Rei.

Com muitas ausências no plantel madridista, José Mourinho foi obrigado a fazer algumas alterações na defesa do Real Madrid a começar logo pela baliza. Diego López foi chamado a substituir Iker Casillas e teve Ricardo Carvalho e o francês Varane a fazer a dupla de centrais. Na frente de ataque, Callejón entrou para substituir o castigado Dí Maria enauanto que no lado do Barcelona, a única ausência foi mesmo a do treinador Tito Vilanova, substituído pelo seu adjunto por motivos de saúde.

O Real Madrid entrou determinado a abrir a vantagem a seu favor e logo no primeiro minuto de jogo o árbitro foi obrigado a mostrar cartão amarelo a Piqué por derrube de Cristiano Ronaldo à entrada da área. O internacional português seguiu confiante para a marcação do livre e só uma defesa fantástica de Pinto impediu o primeiro golo do Real Madrid. Ronaldo a cobrou o livre na esquerda, a bola descreveu um arco, e valeu o guarda-redes do Barcelona.

Nos primeiros 10 minutos de jogo, a equipa de Madrid conseguiu anular por completo as operações do Barcelona e assumiu-se como a força dominante em campo. Os catalães jogavam na expectativa do erro dos merengues e correram sérios riscos de sofrer o primeiro golo do jogo. Aos 19' minutos, Cristiano Ronaldo falha o golo por centímetros após jogada iniciada por Xabi Alonso.  médio espanhol desmarcou Benzema, com o francês a cruzar para o coração da área onde surge CR7 a falhar por pouco o desvio.

O Barcelona começou então a subir as suas linhas ofensivas, e a desgastar o adversário com passes curtos. Aos 21' minutos, Xavi atirou ao ferro, na conversão de um livre direto em que Daniel López estava praticamente batido. Os líderes do campeonato espanhol começavam a surgir mais em jogo, e num erro clamoroso de Ricardo Carvalho, aos 23' minutos, quase inauguravam o marcador por intermédio de Xavi. Com a posse de bola a tender gradualmente para o Barcelona, o Real Madrid procurou criar perigo através do jogo direto, sempre que o Barcelona perdia a bola. Aos 25' minutos, Callejón mete para Benzema, o francês domina a bola já na área e atira à baliza, mas o remate sai às malhas laterais.

Depois de uma primeira parte muito intensa, com oportunidades de golo para ambos os lados, o árbitro acabou por enviar as equipas para os respectivos balneários com o resultado em 0-0.

No arranque do segundo tempo, nenhum dos treinadores fez quaisquer alterações nas equipas e o jogo recomeçou com o domínio do Barcelona. Numa recuperação de bola de Essien, Cristiano Ronaldo combina com Benzema e o francês atira ligeiramente por cima. O Barcelona responde cinco minutos depois e logo com um golo. Aos 50' minutos, um mau corte de Callejón, permite a Messi a ganhar uma bola dividida e a desmarcar Fabregas que, na cara de Diego López, atira para o fundo das redes.

Em vantagem no marcador, o Barcelona manteve-se fiel ao seu jogo. No lado do Real Madrid, Mourinho lançou Modric e retirou de campo Callejón. Aos 60' minutos, Cristiano Ronaldo esteve novamente muito perto do golo. Após um cruzamento de Essien na direita, o português foge à marcação e surge isolado ao segundo poste mas o golpe de cabeça levou a bola ao lado. Os adeptos merengues ficaram incrédulos com a perdida de CR7.

Num rápido contra-ataque, o Barcelona esteve muito perto do 2-0, por intermédio de Pedro, mas o jogador catalão, que correu 50 metros, não conseguiu bater Daniel López na cara do golo.

O golo do Real Madrid acabou por surgir aos 81' minutos, por intermédio de um cabeceamento do defesa central francês Varane, após um livre na direita de Ozil. O francês de 19 anos tornou-se no segundo jogador mais jovem de sempre a marcar no clássico, atrás apenas de Messi.

Até ao final, o jogo tornou-se mais intenso, o que obrigou o árbitro a distribuir cartões amarelos, mas o resultado acabou por terminar 1-1. Com este resultado, o Barcelona parte em vantagem para o jogo da segunda mão em Camp Nou no próximo dia 27 de fevereiro.