O FC Barcelona confirmou hoje que o “very light” lançado durante o clássico com o Real Madrid, na terça-feira, não foi arremessado da zona onde estavam os adeptos merengues no Camp Nou.

A segurança do clube ‘blaugrana’ e a polícia da Catalunha irão analisar novamente as imagens das câmaras de segurança do estádio.

Ao início, as imagens mostraram que o “very light” tinha sido lançado da bancada superior, onde estavam situados os adeptos do Real Madrid. No entanto, uma análise posterior às imagens das câmaras de segurança mostra que o objeto foi inicialmente lançado da bancada abaixo dessa.

O vice-presidente da área social dos catalães, Jordi Cardoner, em declarações à Catalunya Ràdio, reconheceu que o “very light” não foi lançado pelos adeptos madrilenos. Cardoner informou ainda que o objeto tem dez centímetros de comprimento e três de diâmetro, sendo «fácil de esconder», e está agora em posse da polícia catalã, que irá realizar testes para determinar se existem impressões digitais no mesmo.

Hoje irá realizar-se uma reunião entre a polícia da Catalunha e o departamento de segurança do FC Barcelona para analisar os atos de terça-feira, com vista a reforçar as posições de vigilância e também tentar identificar o autor do lançamento do “very light”.

Acerca deste assunto, há ainda a suposta presença de membros da “Boixos Nois” nas bancadas do Camp Nou, depois de a claque ter sido banida em 2003.

«Não tem havido nenhum acordo com os Boixos», relembrou Cardoner, que insistiu que «nunca nas viagens do clube» ninguém se identificou como membro dos ‘Boixos’.

Cardoner afirmou ainda que não acredita que este tipo de incidente esteja relacionado com a criação fracassada de uma bancada do estádio do ‘Barça’ onde se deviam integrar diversas claques do clube.

«A bancada de apoio seria um grupo de gente gerido pelo clube e com o objetivo de animar. Isto [o incidente] é uma ação pontual de alguns radicais e não se podem extrair conclusões contundentes», declarou.