Rafa Benitez está no 'centro do furacão' em Madrid, depois da polémica desta quarta-feira, em que lançou o russo Denis Cheryshev no jogo do Real com o Cádiz, para a Taça do Rei, quando este tinha um castigo pendente desde a época passada.

Em função desse erro, o Cádiz já recorreu para o Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol, o que pode ditar a exclusão imediata dos merengues, que até tinham vencido por 3-1, inclusivamente com um golo de Cheryshev.

O treinador espanhol, que tem sido muito contestado pelos adeptos, assumiu que não tinha conhecimento deste impedimento, mas da polémica já não se livra, pois em 2001 cometera um erro similar.

Com efeito, quando orientava o Valência, Rafa Benitez viu a sua equipa vencer por 1-0 o modesto Novelda na primeira mão de uma eliminatória da Taça do Rei, mas utilizou um quarto jogador não comunitário, infringindo assim a regra de se poder jogar apenas com três futebolistas extracomunitários.

Então, Benitez já tinha em campo os argentinos Roberto Ayala e Pablo Aimar e o jugoslavo Djukic, lançando depois o romeno Dennis Serban.

O Novelda apelou e ganhou o processo, com o Valência a ser imediatamente excluído da Taça do Rei.