O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, recusou hoje que o clube tenha utilizado indevidamente o futebolista Denis Cherychev na Taça do Rei, afirmando que a federação espanhola não notificou o jogador da sua suspensão.

Na quarta-feira, num jogo dos 16 avos de final da Taça do Rei de Espanha contra o Cádis, o Real Madrid utilizou o russo Denis Cherychev, que tinha de cumprir um jogo de suspensão (por acumulação de amarelos na época anterior, ainda ao serviço do Villarreal). O Real Madrid ganhou por 3-1, com um golo do próprio Cherychev e dois de Isco.

O Cádis apresentou hoje uma queixa (que pode resultar na eliminação do Real Madrid), mas o presidente do Real, em conferência de imprensa em Madrid, afirmou que não houve qualquer irregularidade, porque o jogador russo e o clube não foram notificados da suspensão.

"Nem o Villarreal, nem a federação espanhola comunicaram nada ao Real Madrid", disse Florentino Pérez, acrescentando que também o jogador em causa não foi notificado.

A defesa jurídica do Real, explicou Florentino Pérez, assenta no artigo 41 do Código Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Este artigo diz respeito à comunicação pública das sanções aplicadas aos elementos do jogo e especifica que "as notificações aos jogadores, treinadores, técnicos, delegados e elementos diretivos poderá ser feita ao clube ou à SAD a que pertençam em determinado momento".

O ponto 1 do mesmo artigo indica desde logo que "independentemente da notificação pessoal, as resoluções de sanção dos órgãos de justiça federativa são publicadas integralmente no portal web da RFEF".

Florentino Pérez agarrou-se ao ponto 2 do artigo 41, que indica: "Não obstante, as resoluções não produzem efeitos para os interessados até à sua notificação pessoal."

Por isso mesmo, o presidente dos 'merengues' conclui que, como Cherychev não foi notificado pessoalmente, não há lugar a qualquer sanção para o Real nesta matéria.

Além disso, insistiu Florentino Pérez, mesmo que existisse uma suspensão por um jogo de Cherychev, o Código Disciplinar da competição também indica que "no final da terceira eliminatória [da Taça] termina o ciclo dos castigos". Ou seja, alega que "todos os intervenientes nos 16 avos de final" estão 'limpos' dos cartões recebidos anteriormente.

Questionado sobre mais um caso a afetar o Real - este por uma questão técnica e regulamentar -, Florentino Pérez recusou qualquer desleixo dos diretores desportivo, departamento de futebol do clube ou mesmo do treinador, Rafa Benítez, afirmando que "ninguém agiu com negligência de forma consciente".

*Artigo atualizado