A justiça espanhola levantou hoje a proibição decretada pelo governo de Madrid de proibir o uso de bandeiras nacionalistas catalãs na final da Taça do Rei de futebol entre o FC Barcelona e o Sevilha.

A proibição das 'esteladas' (a bandeira independentista da Catalunha) no jogo de domingo entre o FC Barcelona e o Sevilha, no estádio Vicente Calderón, foi decretada na quarta-feira pela delegada do governo em Madrid (o equivalente à antiga figura portuguesa do governador civil), Concepción Dancausa.

Um tribunal espanhol, no entanto, deu provimento a uma providência cautelar apresentada por uma associação independentista, sustentando que “em nenhum momento foi provado” que a exibição da bandeira independentista poderia “incitar à violência, ao racismo, à xenofobia ou a qualquer forma de discriminação”.

Também o FC Barcelona interpôs uma providência cautelar num tribunal da Catalunha, solicitando a suspensão da proibição do uso de bandeiras nacionalistas catalãs na final da Taça do Rei de futebol.

Em comunicado, o clube catalão sustentou que a proibição “viola o direito fundamental à liberdade de expressão” e carece de fundamento, porque “pressupõe uma vontade ofensiva na exibição das bandeiras”.

O conselheiro de justiça do governo regional da Catalunha considerou, por seu turno, na quarta-feira, que a proibição do uso de bandeiras nacionalistas catalãs na final da Taça do Rei de futebol constitui "uma limitação do direito à liberdade de expressão".

O dispositivo de segurança previsto para a final, às 21:30 (menos uma hora em Lisboa) no Estádio Vicente Calderón, contará com 2.500 efetivos dispostos num duplo filtro. Caberia aos elementos da segurança revistar um a um os espetadores da final da Taça do Rei para impedir a entrada de bandeiras independentistas catalãs.

O jogo é considerado de alto risco e levará ao estádio 38.800 adeptos de ambos os clubes. A capacidade máxima do Calderón é de 54.907 espetadores. As portas do estádio abrem cerca de três horas e meia antes do encontro, para que os adeptos possam passar pelas medidas de segurança reforçadas, que incluem ainda bilhetes com o nome de cada espetador.