Paris Saint-Germain (PSG) e Mónaco defrontaram-se esta quarta-feira em jogo dos quartos de final da Taça de França. O conjunto da capital acabou por sair vitorioso (2-0) do encontro disputado no Parque dos Príncipes. David Luiz (3’) abriu a contagem e Cavani fechou o resultado aos 52'.

Laurent Blanc apostou numa equipa inicial com algumas mexidas, deixando de fora Ibrahimovic, a estrela da companhia e apostando em jogadores como Douchez, Digne, Rabiot ou Lavezzi. Já Leonardo Jardim, com sem defesas centrais, adaptou Toulalan e Kondogbia no centro da linha defensiva, além de Stekelemburg, Almany Touré, Diallo e Matheus de Carvalho. João Moutinho (entrou aos 63’) e Bernardo Silva ficaram de fora por opção e Ricardo Carvalho continua a recuperar de lesão.

O PSG começou praticamente a ganhar com um golo de David Luiz, após assistência de Lavezzi. O antigo jogador do Benfica cabeceou, mas só ao segundo remate conseguiu marcar. Após o primeiro tiro, a bola bateu num defesa e acabou por sobrar para o central brasileiro que, à segunda, não falhou.

Os monegascos cerraram fileiras e corrigiram os erros que tiveram nos minutos iniciais e equilibraram a partida. O encontro ficou então bastante dividido a meio-campo, mas sempre com ascendente da turma da casa, uma vez que o conjunto do principado entregou a bola à formação de Paris e procurou sair em contra-ataque.

O argentino Lavezzi foi o elemento mais mexido de todos os primeiros 45 minutos ao tentar alvejar a baliza de Stekelemburg em três ocasiões. Berbatov e Matheus Carvalho tentaram inverter o rumo dos acontecimentos de um encontro que terminou empatado nos últimos três duelos.

A partida foi para intervalo mas a história foi a mesma. Cavani, aos 52’, aumentou a contagem para 2-0, com um grande passe de Verrati, e deixou o Mónaco praticamente fora da taça. O Mónaco ficou desnorteado e o PSG voltou a ter uma oportunidade de ouro por Cavani, mas o uruguaio acertou em cheio no poste, num remate à entrada da grande área. Na sequência da jogada, Pastore chutou por cima da barra.

Já com João Moutinho em campo, Leonardo Jardim apostou num jogo mais direto e na rapidez dos avançados, mas não resultou. Faltava insipiração à linha da frente do Mónaco que é claramente talhado para defender e sair em contra-ataques rápidos. Contudo, nem a linha mais recuada funcionava. Havia muito espaço para o setor atacante parisiense fazer passes entre os defesas que iam mantendo o guardião do Mónaco sob sobressalto.

Lavezzi no primeiro tempo e Pastore na etapa complementar vulgarizaram um Mónaco que se apresentou cansado e fragilizado devido ao grande número de lesionados do plantel. João Moutinho entrou na segunda parte para dar criatividade e rapidez ao meio-campo, mas foi apanhado na "onda" da equipa e não conseguiu modificar dar um ar da sua graça após ter brilhado frente ao Arsenal para a Liga dos Campeões.

O PSG segue en frente numa partida em que dominou perante um Mónaco fragilizado, principalmente no setor defensivo, onde não contou com nenhum central de raiz. Leonardo Jaridm poderá agora concentrar-se exclusivamente nas provas europeias e tentar dar um ar da sua graça no campeonato