O Cardiff City qualificou-se hoje pela primeira vez para a final da Taça da Liga inglesa de futebol, após eliminar o Crystal Palace no desempate por grandes penalidades, num duelo entre equipas da segunda divisão (Championship).

O guarda-redes Tom Heaton, ao defender dois penaltis, foi o herói dos galeses, que venceram por 3-1, após o 1-1 registado na eliminatória.

Em Cardiff, a equipa galesa, que tinha um golo de desvantagem da primeira mão, igualou a eliminatória logo aos sete minutos com a ajuda do defesa Anthony Gardner, que protagonizou um autogolo.

Curiosamente, Gardner tinha marcado o tento do Crystal Palace no primeiro jogo, no terreno da formação do sul de Londres.

A igualdade na eliminatória manteve-se até ao final do tempo regulamentar e do prolongamento, apesar da expulsão de Paddy McCarthy, aos 78 minutos, que deixou o Crystal Palace com menos uma unidade.

Na decisão por grandes penalidades, o Cardiff City mostrou melhor pontaria e um guarda-redes mais inspirado. Heaton defendeu por duas vezes e Jonathan Parr falhou o penalti para o Palace, que garantiu a final aos galeses.

O Cardiff, que também está a lutar pela subida à Premier League (é quarto classificado na Championship), vai defrontar na final da Taça da Liga o vencedor da eliminatória entre Liverpool e Manchester City.

As duas equipas defrontam-se quarta-feira em Liverpool, sendo que os “reds” estão em vantagem, após terem vencido por 1-0 em Manchester.