O Romsey Town FC defronta este sábado o Fareham Town na Taça de Inglaterra com uma particulariedade que dá nota a esta história, pois o treinador do emblema centenário (fundado em 1886) tem apenas 22 anos e é o mais jovem técnico a comandar uma equipa na mais antiga competição de futebol do mundo.

Com apenas 22 anos, James Phillips prepara-se hoje para fazer história no futebol inglês quando o seu Romsey Town FC defrontar o Fareham Town para a Taça de Inglaterra. Após vários anos a gerir equipas no popular jogo de computador "Football Manager", Phillips estreou-se com 16 anos a treinar uma equipa das camadas jovens no clube da terra, mas os bons resultados e os métodos introduzidos nos treinos levaram os dirigentes do Romsey Town FC a promovê-lo a treinador de reservas na época passada.

No entanto, o Romsey Town FC acabou por ser despromovido à Division One e os dirigentes do emblema do sul de Inglaterra resolveram promover o jovem treinador à equipa principal com um contrato de três anos assinado em abril de 2014.

A história é contada este sábado pela BBC, que entrevistou James Phillips na véspera da estreia na Taça de Inglaterra. Mecânico de automóveis em part-time, James Phillips ainda vive na casa da mãe onde passou vários anos a sonhar através do jogo Football Manager. Hoje, e já com o certificado de nível 2 da Football Association, James Phillips prepara-se para frequentar um curso de treinadores da UEFA. Em mais uma história em que a realidade se confunde com a fantasia, o jovem técnico contou à televisão inglesa o seu percurso do FM até à Taça de Inglaterra.

"Eu era um daqueles tristes que, depois da escola, ficava horas a jogar FM. O que eu gostava de fazer era pegar num clube pequenino e levá-lo à Premier League. Cheguei a fazer isso com o clube da minha terra, o Eastleigh FC. Foi o jogo que despertou o meu interesse. Isto é real e é diferente. Sinto mais a pressão", afirmou à BBC James Phillips.

No entanto, no mundo virtual as relações humanas não contam, e um dos desafios de James Phillips no mundo real do futebol foi a comunicação com jogadores mais velhos.

"O jogador mais velho do plantel tem 33 anos, é o capitão e tem sido fantástico. Ajuda-me quando preciso e é um bom líder. Nunca tive problemas com os jogadores, especialmente com ele", assumiu James Phillips que se estreou com uma derrota por 4-2 na Division One.

Independentemente do resultado deste sábado entre o Romsey Town FC e o Fareham Town para a Taça de Inglaterra, uma coisa é certa: James Phillips fará história na competição de futebol mais antiga do mundo. No entanto, o recorde do mais jovem treinador a vencer a Taça de Inglaterra pertence a Stan Cullis, que em 1949 levou o Wolverhampton Wanderers à conquista do troféu com apenas 33 anos. O percurso até Wembley é longo, e involve 13 eliminatórias, mas pelo menos James Phillips já está a caminho, nem que seja pela ambição.

"O meu objectivo é trabalhar a um nível profissional, seja como ‘manager’ ou como treinador", sentenciou James Phillips.