O Chelsea, líder da Primeira Liga, escapou hoje à razia das equipas favoritas nos oitavos de final da Taça de Inglaterra em futebol, ao impor-se por 2-0 no estádio do Wolverhampton, que alinha no segundo escalão.

A equipa londrina só conseguiu quebrar na segunda parte a resistência dos anfitriões, pelos quais o médio português Hélder Costa foi totalista, inaugurando o marcador aos 65 minutos, por intremédio de Pedro, tendo Diego Costa fechado a contagem aos 90.

O milionário ataque do Manchester City é que não encontrou forma de ultrapassar a defesa do Huddersfield, do escalão secundário, concedendo um empate 0-0 e obrigando os ‘citizens’ a disputar um segundo jogo, mas houve outras equipas de topo a conhecerem pior sorte.

Pouco tempo depois de o Lincoln ter feito história, ao tornar-se a primeira equipa amadora a qualificar-se para os quartos de final em 103 anos, ao vencer por 1-0 no estádio do primodivisionário Burnley, o Millwall, do terceiro escalão, deu continuidade à ‘saga dos pequenos’, batendo o Leicester, também por 1-0.

O Millwall resistiu ao Leicester durante quase toda a segunda parte em inferioridade numérica, devido à expulsão de Jake Cooper aos 52 minutos, aplicando o ‘golpe de misericórdia’ ao campeão inglês caído em desgraça em cima dos 90, com o golo solitário de Shaun Cummings a valer o apuramento para os ‘quartos’.

Foi também um golo tardio, marcado pelo defesa Sean Raggett, aos 89 minutos, que permitiu ao Lincoln, do quinto escalão do futebol inglês, reeditar o feito do Queens Park Rangers, em 1914, a última equipa amadora a atingir uma fase tão avançada da competição.

Posicionado 81 lugares abaixo do Burnley na hierarquia do futebol em Inglaterra, o Lincoln tornou-se apenas a oitava equipa dos escalões não-profissionais a bater um adversário da divisão principal desde a II guerra mundial.

À hecatombe dos ‘grandes’ escapou – mas por pouco – o Middlesbrough, que desbaratou dois golos de vantagem ao intervalo sobre o Oxford, do terceiro escalão, assegurando o triunfo por 3-2 perto do fim, na sequência do golo marcado por Christian Stuani, aos 86 minutos.

A edição 2016/2017 da Taça de Inglaterra já tinha entrado para a história graças às proezas do Lincoln, mas também o Sutton, que na segunda-feira recebe o Arsenal: juntos, fizeram com que pela primeira vez a prova tivesse duas equipas amadoras em ação nos oitavos de final.