“A autarquia e o clube têm tido muitas reuniões e feito um trabalho exaustivo para que a situação do Farense possa ser resolvida daqui a pouco tempo”, anunciou o líder do clube da capital algarvia, António Barão.

O projeto urbanístico e comercial para o terreno atualmente ocupado pelo Estádio de São Luís foi entregue em março na autarquia e contempla um hotel de cinco estrelas, clínicas, cinemas e apartamentos de luxo, e outras valências.

O presidente da câmara de Faro, Macário Correia, disse que as duas partes “não vão baixar os braços, nem resignar”, uma vez que existe “uma solução, uma luz ao fundo do túnel”, apesar de a questão ser “delicada e complexa”.

A questão da posse do recinto, situado no centro da cidade de Faro, sempre gerou discórdia mas não deverá ser impeditiva para o negócio avançar, tendo o autarca afirmado que o estádio “legalmente é da câmara de Faro mas, por sentimento e espírito, é do Farense”.

A venda do Estádio de São Luís poderá ajudar o Farense a libertar-se do passivo, estimado em mais de nove milhões de euros: “Não nos importamos de começar do zero, desde que o passivo esteja resolvido”, disse António Barão.

“Não quero ver este clube com sentimento de desânimo. Pelo seu historial, o Farense merece estar no escalão principal e tudo faremos para que voltemos a ter grandes tardes de domingo”, assinalou Macário Correia.

O jantar de comemoração do 100.º aniversário do emblema algarvio contou com a presença de outras personalidades, entre os quais dois representantes do Sporting, o presidente da mesa da assembleia geral, Dias Ferreira, e o vice-presidente da direção, Rogério de Brito.

Dias Ferreira recordou os laços históricos que unem os dois clubes, uma vez que o Farense é a filial n.º 2 do clube lisboeta: “Feliz clube que tais filhos tem…”

Os dirigentes leoninos manifestaram o desejo de ver o clube algarvio voltar “ao seio dos maiores o mais rapidamente possível”, garantindo ser para o Sporting “uma obrigação estar ao lado do Farense sempre que necessário”.

Durante o jantar, que contou com a presença de quase 600 pessoas, a direção do Farense entregou medalhas de 50 e 25 anos de filiação aos sócios e distinguiu dezenas de outras personalidades, entre ex-presidentes, ex-atletas e figuras e instituições da cidade.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.