A Comissão Administrativa do CD Sobrado, em comunicado divulgado hoje, condena a agressão ao árbitro assistente Fernando Pinto e promete «descobrir os culpados desses atos selvagens».

Em causa estão as agressões a Fernando Pinto no final do jogo de domingo com o SC Rio Tinto (2-2), perpetradas alegadamente por elementos afetos ao CD Sobrado, e que levou ao internamento do árbitro numa unidade hospitalar do Porto.

«Aquando dos acontecimentos, tudo fizeram os elementos da direção presentes (seis) e os agentes da autoridade (cinco) para conter os assistentes revoltosos, mas tal não foi conseguido, dado o elevado número de adeptos», refere o comunicado.

Os responsáveis do Sobrado afirmam ainda que se colocaram de imediato «ao dispor da equipa de arbitragem e das autoridades presentes, para que as proporções não fossem maiores».

A Comissão Administrativa do Sobrado «reconhece que foi um trabalho menos conseguido da equipa de arbitragem liderada por Manuel Soares, que já viu atuar muito melhor», e promete colaboração no sentido de encontrar os responsáveis.

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) exigiu, entretanto, que os agressores dos árbitros Fernando Pinto e Manuel Soares fossem punidos «de forma exemplar», para que não se repitam estas situações.

«A APAF, ao tomar conhecimento das bárbaras e cobardes agressões das quais foram vítimas os árbitros, e nossos associados, Fernando Pinto e Manuel Soares, vem por este meio lamentar as referidas agressões, solidarizando-se com aqueles colegas, exigindo às entidades competentes, desportivas e judiciárias, que tomem as atitudes necessárias para punir de forma exemplar os agressores», refere em comunicado.

A associação de classe indicou ainda que «disponibiliza os seus serviços jurídicos» aos dois associados, apoiando as medidas julgadas necessárias para evitar que repetiam os incidentes verificados no final do jogo da 11.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).