A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) decidiu adiar a jornada do próximo fim-de-semana do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, devido à falta de pagamento das taxas dos jogos pela maioria dos clubes.

Fonte da AFP revelou hoje à Agência Lusa que, devido ao incumprimento da maioria dos 15 clubes participantes na prova, a direção da associação decidiu, por unanimidade, adiar, até comunicação em contrário, a 16.ª jornada, primeira da segunda volta, do Distrital da 1.ª Divisão.

De acordo com um comunicado da AFP, a associação enviou aos clubes em situação de incumprimento um ofício no sentido de até quinta-feira efetuarem o pagamento das taxas em dívida.

A Associação de Futebol de Portalegre convocou uma reunião com os 15 clubes participantes na prova, motivada pelo incumprimento da maioria no que diz respeito ao pagamento das taxas dos jogos.

Na reunião, segundo o documento, compareceu apenas o Atlético Clube Fronteirense e justificaram a sua falta o Atlético Clube Portus Alacer e o Sporting Clube Campomaiorense, tendo os restantes «primado pela ausência».

A fonte da AFP indicou que os clubes têm de pagar à associação uma taxa de 200 euros por cada jogo «em casa», verba que, segundo o dirigente de um clube, é habitualmente utilizada pela associação para suportar os custos com a arbitragem.

O Grupo Desportivo e Recreativo Alpalhoense, de Alpalhão, concelho de Nisa, é um dos clubes que está em dívida para com a AFP.

O presidente do emblema, Rafael Moura, disse à Agência Lusa que só teve conhecimento da situação por ofício recebido na segunda-feira e que «o incumprimento» do seu clube, que tem «bastantes dificuldades financeiras», vai ser «resolvido hoje».

«Não queremos ser o bode expiatório e vamos pagar hoje as duas ou três taxas de jogos em dívida», realçou.

Segundo o presidente da coletividade, «o Alpalhoense não esteve presente na reunião da Associação de Futebol de Portalegre sobre este assunto por desconhecimento da mesma, visto que o clube não tem sede própria».

O dirigente reconheceu que «o atraso no pagamento das taxas dos jogos dificulta a gestão da Associação de Futebol de Portalegre».

O presidente do Alpalhoense recordou que o município de Nisa deve ainda ao clube 5.000 euros referente à época anterior e que para a atual temporada o clube espera um apoio de 7.500 euros.

O Gafetense lidera o Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre.