O histórico Futebol Clube Barreirense regressou hoje aos campeonatos nacionais depois de conseguir, na última jornada, assegurar o primeiro lugar na I Divisão do Campeonato Distrital de Setúbal.

O clube do Barreiro, no qual se formaram vários jogadores de topo, como Chalana, José Augusto, Manuel Bento, entre outros, caiu para os campeonatos distritais na época 2008/2009, mas três anos depois vai regressar à III divisão nacional.

O Barreirense, que esteve pela última vez na primeira divisão em 1979/1980, disputou 529 jogos no principal escalão, em 24 temporadas, tendo conseguido 166 vitórias, 119 empates e 307 derrotas. A melhor classificação foi um quarto lugar, em 1969/70.

Na temporada 2004/2005, e já depois de dois segundos lugares, o Barreirense venceu a II Divisão Sul e subiu à Liga de Honra, numa curta "viagem" de "ida e volta", tendo terminado o campeonato no 15.º lugar.

As descidas quase consecutivas nos anos seguintes levaram o Barreirense até aos distritais de Setúbal, no final da época 2008/2009.

Três épocas depois, no jogo da última jornada, a equipa do Barreirense, orientada por Duka, precisava vencer em casa o Marítimo Rosarense para garantir a subida, o que veio a conseguir com uma goleada (6-1).

O Barreirense terminou o campeonato no primeiro lugar, com 71 pontos, os mesmos que o Vasco da Gama de Sines, mas garantiu o primeiro lugar por ter vantagem sobre o seu adversário, que também venceu na última jornada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.