A União de Leiria venceu hoje o Sport Clube Leiria e Marrazes, por 4-0, no Estádio Municipal de Leiria, 35 anos depois do último encontro entre as duas equipas, em jogo da segunda eliminatória da Taça Distrital de futebol.

Perante uma bancada cheia, os “velhos” rivais reencontraram-se num jogo em que a União de Leiria foi superior.

Treinada pelo antigo jogador Luís Bilro, a União de Leiria regressou aos campeonatos distritais no início desta época, depois de se dissociar da SAD.

Já o Leiria e Marrazes é líder da divisão distrital de Honra da Associação Futebol de Leiria, primeiro escalão, e era o detentor da Taça Distrital.

A última vez que as duas equipas - de freguesias distintas - se defrontaram foi a 04 de junho de 1978. Jogava-se a penúltima jornada da zona Centro da II divisão nacional e Sport Clube Leiria e Marrazes e União de Leiria lutavam pela permanência. Os leirienses venceram o 'derby' por 1-0 e o Marrazes desceu à III divisão.

35 anos depois, a União de Leiria voltou a vencer e pode continuar a sonhar com a conquista da Taça Distrital.

Frente ao Leiria e Marrazes, os leirienses dominaram e mostraram-se implacáveis no contra-ataque. Mais organizados e a trocar bem a bola, a União foi para o intervalo a vencer por 2-0.

Com uma equipa formada por jogadores vindos dos escalões jovens, a imaturidade do Leiria e Marrazes acabou por se evidenciar e os jogadores tiveram dificuldade em trocar a bola e em desequilibrar, sendo poucas as oportunidades de golo.

O jogo ficou marcado pela expulsão do treinador Luís Bilro a meio da primeira parte, passando o resto do encontro na bancada.

Os golos foram marcados por Edgar (2), Rui Bento e Giovani.