O Japão vai entrar em jogo na areia de Espinho, na quinta-feira, sem medo do público português. A garantia é dada pelo selecionador Marcelo Mendes, um técnico brasileiro que até já orientou a equipa das 'quinas'.

"É sempre difícil jogar contra a equipa da casa, com o estádio cheio, mas já estamos habituados, já jogámos o Mundialito aqui. Se essa experiência em Mundialitos vai ajudar? Tecnicamente não favorece nada, é um jogo normal, mas acredito que, no que diz respeito à pressão do público, já estamos adaptados a isso", disse o selecionador durante o treino da seleção nipónica.

Diante de um dos candidatos ao título mundial, o técnico promete concentração e respeito: "A seleção de Portugal é uma das favoritas, uma das melhores seleções na competição. Tem jogadores experientes, como o Madjer, o Belchior…são jogadores que jogam há muito tempo na seleção. Os jogadores novos também têm muita experiência, incluindo os brasileiros que jogam na equipa. A seleção japonesa? É uma equipa competitiva, que veio para lutar pela vitória, respeitando Portugal e todos os outros adversários. Viemos aqui para fazer um bom papel".

Marcelo Mendes deixou também elogios à organização da prova, destacando o bom trabalho do comité. "Eu trabalhei aqui alguns anos e sei bem como é a vossa organização quando realizam coisas grandes. Tudo fantástico, o estádio está lindo, há dois campos de treino…só tenho de dar os parabéns ao comité organizador, que tem feito um trabalho fantástico", salientou.

O técnico explicou ainda que tipo de trabalho tem realizado na equipa do país do Sol Nascente: "Estou na seleção há um ano, estamos a renovar a equipa. Temos três jogadores que vão disputar o primeiro Mundial. É um trabalho de renovação, mas é uma seleção muito consciente daquilo que tem de fazer. Rreinámos bastante, jogámos vários amigáveis e acho que estamos prontos".