A cidade de Espinho está este domingo em clima de grande festa devido ao encerramento do Mundial de futebol de praia, que arrancou a 9 de julho.

O estádio em si está já muito bem composto para o encontro de atribuição do terceiro lugar, que está neste momento a ser disputado entre Itália e Rússia, faltando ocupar menos de 100 lugares. Para a final entre Portugal e Taiti, que se disputa logo de seguida, prevê-se casa cheia, como tem sido habitual nos jogos da equipa das 'quinas'.

Caso derrote o Taiti na final do torneio, Portugal conquistará o seu primeiro título mundial de futebol de praia nos moldes atuais. Em 2001, a equipa lusa terminou no primeiro lugar num campeonato disputado no Brasil que ainda não era reconhecido pela FIFA.

As ruas nas imediações do estádio estão repletas de adeptos de várias nacionalidades, assim como jornalistas de meios de comunicação internacionais.

Quanto aos adeptos que conseguiram um lugar no estádio, muitos tiveram de fazer fila durante largas horas. A partir da meia-noite havia já adeptos acampados nas imediações do recinto de forma a garantirem o lugar tão desejado.

Certo, para já, é que pelas 18h30 o hino português será entoado a plenos pulmões pelos cerca de 3,500 adeptos no estádio. Falta saber apenas se será novamente cantado depois do apito final, até porque do outro lado está uma equipa que tem surpreendido ao longo do torneio, tendo como pontos altos as vitórias diante da Rússia, na fase de grupos, e na Itália, nas meias-finais.