A seleção portuguesa de futebol de praia estreou-se hoje no grupo 2 da Superfinal da Liga Europeia com uma vitória sobre a Rússia por 6-5, no desempate por penáltis, após igualdade a três golos no final do tempo regulamentar.

Em Parnu, Estónia, a Rússia foi a primeira a marcar, aos 11 minutos, por Ilinskii, único golo do primeiro período, mas no segundo Portugal entrou com grande determinação e conseguiu a reviravolta com um golo de José Maria e outro de Alan.

O jogo conheceu então uma fase de grande espetacularidade, com as duas equipas a ameaçar o golo, que acabou por surgir para o lado russo, por Krasheninnikov, a estabelecer o 2-2.

No terceiro período a seleção portuguesa foi claramente superior à Rússia, criando mais oportunidades de golo e maior volume ofensivo, mas só traduziu essa supremacia com um golo de Madjer aos seis minutos, mas a Rússia levaria a partida para prolongamento graças a um novo golo de Krasheninnikov, a um minuto do fim do tempo regulamentar.

O prolongamento não trouxe alterações ao resultado e o vencedor teve de ser encontrado através do desempate por penáltis, cabendo a Jordan Santos marcar o castigo máximo decisivo que deu a vitória à ‘equipa das quinas’.