O areal da praia de Santa Maria, no Sal, recebe de 29 do deste mês a 01 de Maio o “Mundialito de Futebol de Praia”, denominado “Beach Soccer”, envolvendo as seleções nacionais de Cabo Verde, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Esta iniciativa inédita em Cabo Verde traz à ilha do Sal, selecções referenciadas como Espanha, Portugal e Inglaterra, segundo a organização, uma forma de Cabo Verde lançar a sua candidatura para eventos mundiais neste nível.

De acordo com a calendarização, Cabo Verde inicia esta competição diante da Inglaterra, para depois enfrentar a Espanha (vice-campeão mundial) e termina a sua participação nesta primeira fase frente a Portugal (campeão do mundo em título).

A selecção cabo-verdiana está em construção e tem como treinador o antigo futebolista internacional cabo-verdiano, Pulídio “Pú” Brito, que pretende formar uma forte selecção, a partir de uma prospecção de futebolistas já com prática desta modalidade a nível nacional.

Pú reconhece que não vai ser um trabalho fácil, mas que se torna estimulante para os futebolistas cabo-verdianos receber os melhores atletas do mundo da modalidade, acreditando mesmo que poderá ser uma grande oportunidade para que Cabo Verde possa entrar, definitivamente, na alta rota desta modalidade.

O “Beach Soccer” Praia Santa Maria tem já assegurada a transmissão televisiva em directo da televisão pública de todos os jogos, no sentido de levar o evento a todos os pontos da ilha e diáspora e permitir a sua visibilidade aos parceiros internacionais.

Ao que a Inforpress apurou, a organização do “Beach Soccer” já está a mobilizar-se junto da Confederação Brasileira de Futevólei no sentido da ilha do Sal acolher entre Maio e Junho o “Sal Beach Futvolei Cup”, assim como já está em contactos com a Federação Internacional de Volei com vista a organização do “Beach Vólei” entre Junho e Julho.