Na apresentação do evento, realizada hoje numa unidade hoteleira de Lisboa, João Coutinho, vice-presidente do Benfica com o pelouro das modalidades, aludiu ao "sucesso da organização em 2008" e manifestou a convicção de que "estão criadas as condições para que se repita este ano" e com êxito no plano desportivo.

No ano passado, a equipa do Benfica, treinada por André Lima, venceu os dois primeiros jogos, mas acabou por não se qualificar devido à derrota imposta pelos espanhóis do Interviú, que vieram a sagrar-se campeões europeus de futsal.

"Este ano, tenho a certeza de que o Benfica vai ser campeão europeu", disse o dirigente, enquanto Carlos Lisboa, director geral das modalidades, também expressou o desejo de que a equipa portuguesa "passe a fase de grupos", numa competição em Lisboa, que "é uma prova de confiança da UEFA para os portugueses e para o Benfica em partiular".

Além do Benfica, vão discutir o apuramento os holandeses FC Marlène, os croatas MNK Potpican 98 e os russos do Vic-Sinara Ekaterinburg, vice-campeão europeu em 1998, 1999, 2006 e 2007 e vencedor em 2008.

O primeiro encontro está programado para as 16:00 de quinta-feira, com o MNK Potpican 98 a defrontar o Viz-Sinara Ekaterinburg, após o qual o Benfica joga com o FC Marlène.