Em Carcavelos apresentaram-se 13 dos 14 convocados, já que o pivot Leitão ainda não foi dispensado pela sua equipa, os espanhóis do Lobelle Santiago, o que apenas deverá acontecer sábado.

Esta situação não agradou ao seleccionador Orlando Duarte, com o técnico a lembrar que no futebol os clubes têm que dispensar os jogadores 14 dias antes, mas que no futsal isso desce para 10 dias.

"O nosso departamento jurídico está a tratar disso. Em competições organizadas sob a mesma égide (UEFA) para o futebol são 14 dias antes e no futsal apenas 10. Só deveremos ter o Leitão sábado", referiu o seleccionador.

Orlando Duarte voltou a frisar que Portugal tem estado entre os melhores (Espanha, Itália ou Rússia), mas que "tem faltado qualquer coisa".

"Sentimos que a qualquer momento podemos conquistar (o título)", disse o técnico.

O seleccionador falou na importância do apuramento na primeira fase - Portugal integra o grupo da campeã europeia Espanha e da Bielorrússia -, para depois encontrar nos quartos-de-final um adversário que até poderá ser a Rússia (ou Sérvia ou Eslovénia).

"Depois é esperar vir a encontrar a Espanha na final", referiu Orlando Duarte.

Na apresentação de hoje, numa unidade hoteleira de Carcavelos, o guarda-redes João Benedito (Sporting) falou na vontade da equipa em "tentar a final e almejar o título" e elogiou a irreverência dos menos experientes (Evandro, João Matos e André Sousa).

"Os novos, devido ao ritmo competitivo dos campeonatos, estão mais adaptados. Será vantajoso ter sangue novo e irreverência", disse o guardião leonino e habitual titular na baliza da selecção.

Ainda em recuperação, mas convocado para o Europeu, está Ricardinho (Benfica), que hoje sublinhou estar em tratamento, mas numa fase mais avançada de recuperação a uma lesão na coxa esquerda.

"Já chegámos a uma meia-final (Gondomar2007), onde perdemos nos ‘penaltis’ e queremos agora chegar mais longe", sublinhou o ala do Benfica.

Portugal inicia a sua participação no Europeu a 22 de Janeiro, frente à Bielorrússia, e a 24 defronta a Espanha, sendo ambos os jogos no Fonix Arena, em Debrecen, na Hungria.

Os dois primeiros do grupo apuram-se para os quartos-de-final, onde cruzarão com os primeiros do Grupo C, composto por Rússia, Eslovénia e Sérvia.

A preparação portuguesa irá realiza-se em Carcavelos, com treinos e jogos particulares no Pavilhão da Quinta dos Lombos, até 17 de Janeiro, dia em que a selecção viaja para Budapeste.