O ala e o guardião lusos fizeram um balanço do trabalho desenvolvido até ao momento pela Equipa das Quinas.

"O ambiente na selecção é o melhor, todos estão cá para cumprir um objectivo, a concretizar um sonho. Temos experiência e qualidade, como se tem visto nas últimas competições em que temos participado e sabemos como lidar com os nossos erros. Os jogadores têm de ter cada vez mais a noção de que ser chamado para este espaço é um privilégio e, por isso, temos de estar unidos para alcançar um objectivo que há muito perseguimos: o título europeu. No meu caso, que já tenho 31 anos, o título internacional é um objectivo de há muito e sei que só um grupo forte o conseguirá alcançar. Sozinhos não conseguimos nada!", disse Pedro Costa.

Embora optimista, o ala luso admite que o apuramento da primeira fase é o objectivo primordial.

"Parto, naturalmente, com a mesma ambição e vontade de ganhar de sempre, mas tenho consciência das dificuldades que enfrentámos e que iremos enfrentar. Já estive noutras fases finais em que sentia que éramos sérios candidatos ao título e não o conseguimos, por isso vou deixar que as coisas aconteçam naturalmente.”

Ao fazer um balanço destes três dias de trabalho, Pedro Costa acredita que a união tem sido o factor decisivo nesta preparação.

"Desde segunda-feira que temos vindo a fazer um trabalho muito positivo e a assimilar as ideias do Seleccionador Nacional, uma vez que há diferenças entre o trabalho que desenvolvemos aqui e nos clubes. Não é fácil juntar várias pessoas com realidades diferentes, com outros métodos de trabalho e o grande objectivo e desafio desta equipa técnica tem sido unificar o grupo. O mais importante é conseguir que, a partir do dia 22, nos apresentemos em campo com um espírito e um objectivo comuns", concluiu.

À semelhança de Pedro Costa, também o guardião luso Bebé destaca a união e o espírito de grupo que reina na Equipa das Quinas, realçando o valor que os mais novos acrescentam à equipa.

"O grupo está, sem dúvida, mais forte do que nunca. O Seleccionador Nacional, quando elaborou esta convocatória, explicou que as escolhas recaíram sobre os jogadores mais fortes e, de certa forma, mais qualificados, para estar aqui. Temos um grupo muito bom e as coisas estão a correr muito bem.”